img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

4 motivos para começar o ano pedalando

Publicado em 01/02/2018


4 motivos para começar o ano pedalando



Atividade promove saúde e bem-estar, principalmente quando praticada com segurança

O ano novo é uma excelente época para colocar em prática tudo aquilo que foi planejado no ano anterior, mas que ficou para trás por falta de tempo e disposição. As “promessas” mais feitas são: perder peso e ter uma vida saudável. Como a rotina anda bem corrida sem deixar tempo para nada, o ideal é se organizar e começar logo a dieta e os exercícios.

Uma atividade física bastante divertida e que consome muita caloria é andar de bicicleta. Dar umas voltas com a “magrela” nunca perdeu o charme e aprender as primeiras pedaladas é umas das grandes conquistas da infância. Seja como esporte ou apenas para lazer, é preciso utilizar alguns equipamentos de proteção como os capacetes para bikes. Assim você pode realizar a atividade com segurança e sem preocupação.

Conheça os benefícios das pedaladas

Se você ainda duvida dos benefícios de andar de bicicleta, separamos algumas informações que te farão olhar para sua bike com outros olhos e começar de vez a dar suas pedaladas.

  1. Exercício físico

Quem anda de bicicleta por uma hora pode queimar até 300 calorias, sem contar com o fortalecimento dos músculos das pernas. Juntamente com a caminhada e corrida, as pedaladas são campeãs em evitar problemas cardiovasculares e também previnem contra problemas ósseos como a artrose. Por exigir todos os movimentos do corpo ao mesmo tempo, desenvolve a coordenação motora e o tempo de reação.

  1. Bom para o corpo e a mente

Além de ser um bom exercício físico, andar de bicicleta ajuda a combater a depressão, estresse e ansiedade, porque faz o organismo liberar endorfina (substância responsável pelo bom humor e apetite). Como pode ser praticada ao ar livre, passa a ser uma excelente ferramenta para se distrair e descontrair a mente.

  1. Diverte e socializa

Ao contrário de outros exercícios físicos, não é preciso ficar em lugares fechados e monótonos para pedalar com sua bike. Ciclovias à beira-mar e parques são ótimos lugares para praticar atividades físicas e aproveitar as belezas naturais da sua cidade. Fazer isso com os amigos e familiares serve como incentivo para praticar exercícios e confraternizar com as pessoas queridas.

  1. Economia e sustentabilidade

Andar de bicicleta é um esporte barato, até mesmo quando se pratica outras modalidades como ciclismo e trilha. Estando com os equipamentos de segurança e a manutenção da bike em dia, nada lhe dará dor de cabeça. Em alguns lugares no mundo, andar de bicicleta é até incentivado para retirar mais os carros da rua e criar benefícios para o homem e o meio ambiente garantindo um ar mais puro e utilizando, em menor escala, os recursos naturais.

Pedaladas com segurança

Para andar com sua magrela tranquilamente é necessário adquirir os equipamentos de segurança. Essa “regra” vale tanto para esportistas quanto para praticantes amadores, e claro, para a garotada que está iniciando no esporte. Em alguns lugares, os utensílios de segurança são obrigatórios, principalmente o uso de capacete.

Este item, em especial, é o mais importante e é tão necessário quanto os pneus da bicicleta. Os capacetes para bike podem ser encontrados com facilidade no mercado, mas alguns pontos devem ser observados na hora da compra como o tamanho ideal para a cabeça e a modalidade praticada. Fica até dispendioso usar um capacete para trilha, quando seu objetivo é pedalar até o trabalho todos os dias. Além da cabeça, outras partes do corpo precisam de proteção. Confira alguns acessórios que deixam sua atividade mais segura:

  • Luvas

  • Óculos

  • Sapatilhas

  • Joelheiras e cotoveleiras

  • Roupas especiais









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...