img

Florianópolis, 26/04/2024




TECNOLOGIA

Lages sediará a terceira edição do Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Publicado em 17/01/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Lages sediará a terceira edição do Congresso Catarinense de Cidades Digitais



Gratuito para servidores públicos, o evento, marcado para os dias 19 e 20 de abril, será realizado em parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura Municipal de Lages.

Com aproximadamente 160 mil habitantes, Lages está localizada na região Serrana, a 224 km da capital Florianópolis, sendo o maior município em extensão territorial de Santa Catarina. É conhecida nacionalmente como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão.

O prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese, destaca que o município investe em tecnologia para se tornar referência na área. Além de ter o primeiro parque tecnológico do Estado, o Órion Parque, uma grande infraestrutura em fibra óptica está sendo construída na cidade. Já são 50 quilômetros concluídos e a meta é chegar 110 quilômetros até março deste ano, segundo Polese, interligando 190 pontos públicos, entre unidades de saúde, escolas e demais repartições.

“Queremos melhorar a qualidade da informação para tomada de decisão e, consequentemente, o serviço prestado à população. E o Congresso, além da visibilidade, vem nos ajudar trazendo novas ideias, chamando a atenção da população para essa nova fase que Lages entra”, afirma o prefeito em exercício, acrescentando também o plano estratégico desenvolvido em parceria com o Sebrae-SC para desburocratizar os processos e impulsionar a economia local por meio do Programa “Lages Cidade Empreendedora”.

Inovação - De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, prefeitos, gestores, vereadores e empresários de mais de 100 municípios são esperados para este evento, que é o maior desta natureza em Santa Catarina, para busca de informações sobre como implantar projetos de cidades digitais e inteligentes, visando melhorar a gestão e a comunicação com a população. Marinho ressalta também a importância do encontro para conectar Prefeituras e empresas interessadas em fomentar processos de inovação nas pequenas localidades. “O Congresso trata de soluções que refletem a realidade dessas cidades e que podem servir de inspiração também para que novas iniciativas sejam desenvolvidas. Cada município tem necessidades específicas, mas a demanda por mais serviços digitais, por conectividade e eficiência de gestão, é de todas as Prefeituras”, analisa Marinho.

Um levantamento feito pela RCD revela que 81% dos prefeitos do Estado incluíram nos planos de governo, protocolados no TSE, propostas para investir em tecnologia. “Reforça ainda mais a atenção dada à tecnologia. Não existe outro caminho para fomentar o desenvolvimento socioeconômico se não pela adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação pelas Secretarias”, completa o diretor da RCD. Ao todo, foram 813 propostas envolvendo o uso de tecnologia para melhorar algum setor da administração municipal, sendo a Segurança Pública a área mais lembrada, com 19,2%, seguida de Educação (18%) e Informatização (13,3%).

As inscrições para o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais serão abertas em breve pelo site http://redecidadedigital.com.br.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade