img

Florianópolis, 26/04/2024




CULTURA

Exposição Máquinas do Abismo abre dia 7 na Fundação Cultural Badesc

Publicado em 04/12/2017


Exposição Máquinas do Abismo abre dia 7 na Fundação Cultural Badesc



A exposição Máquinas do Abismo, do designer e artista visual radicado em Joinville, Rogério Negrão, abre na quinta-feira (07/12), às 19h, na Fundação Cultural Badesc.

Com curadoria de Franzoi, a mostra multimídia é formada por colagens digitais impressas, vídeo arte, instalações sonoras e objetos. O trabalho é estruturado em uma pesquisa que começou em 2015 e tem origem na experiência profissional ligada ao design de produtos.
 
Máquinas do Abismo foi criada em torno da construção de máquinas imaginárias, descritas a partir de desenhos e patentes do início da Revolução Industrial e tem o objetivo de provocar reflexão sobre o sentido dos objetos. Para isso o artista criou várias máquinas sensoriais: horizonte portátil, nivelador de destinos, compactador de lucidez, purificador de erros, captador de aparências e afinidades, estabilizador de imprevistos, reversor de rejeição e neutralizador de medo.
 
“O artista mergulha no DNA do objeto e expande a abrangência além do planejado, altera a percepção original dos aparelhos e sistemas, produz uma nova conscientização dos limites oferecidos. Constrói e executa uma poética em consonância com a vida, subverte o tempo e o espaço, coloca o observador numa suspensão metafísica, algo que permite considerar o espaço como campo de construção de processo”, comenta o curador.
 
Rogério Negrão explica que o propósito é instigar as pessoas a pensarem na construção da realidade que gira ao redor delas, e não apenas se contentarem com respostas prontas. “O mundo existe desse jeito porque pensamos e damos sentido a ele. As coisas são assim porque obedecem a alguém. Então, a intenção é tirar o véu do significado e nos tornarmos agentes que criam os significados”, comenta.
 
Rogério Negrão atua como artista visual desde 2006 produzindo desenhos, vídeos, fotografias e instalações. Participou de exposições em Joinville, Blumenau, Chapecó e Jaraguá do Sul. A exposição fica aberta para visitação até 26 de janeiro de 2018.
 
Serviço:
O que: Abertura da exposição Máquinas do Abismo, do designer e artista visual radicado em Joinville, Rogério Negrão – curadoria:  Franzoi
Quando: 7 de dezembro, quinta-feira, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita. Visitação 26 de janeiro e 2018.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade