img

Florianópolis, 26/04/2024




CIDADES

Prefeitura de Florianopólis lança Operação Verão 2018

Publicado em 17/11/2017


Divulgação
Prefeitura de Florianopólis lança Operação Verão 2018



A Prefeitura de Florianópolis lançou nesta sexta-feira, 17, a Operação Verão 2018. A medida conta com investimento de 5 milhões de reais vindos de recursos federais e privados.

São mais de oito mil pessoas envolvidas diretamente na ação que integra diversas secretarias e órgãos com o objetivo de deixar a cidade melhor preparada para receber os turistas e os moradores que frequentam as praias. Entre as principais ações estão preparação para as festas de final de ano (Natal e Ano Novo), Carnaval, infraestrutura das praias contando com banheiros, chuveiros e acessibilidade, intensificação da segurança e manutenção dos balneários, creches de verão, reforço na equipe médica, entre outras. 
“Nesta temporada, tivemos o avanço da maré, que não foi exclusivo de Florianópolis, mas fomos a primeira cidade a buscar recursos federais para resolver a questão. Os trabalhos já iniciaram. Faremos a remoção dos entulhos na faixa de areia, recolocaremos a iluminação pública destruída, reposicionando os postos salva-vidas e melhoria dos acessos às praias. Esta é a grande primeira ação da Operação Verão. Nossas praias também contarão com  banheiros, chuveiros e acessibilidade. Tudo isso com segurança e fiscalização. Sem falar nas nossas programações de Natal, Reveillon e Carnaval”.

Principais ações da Operação Verão 2018

Recuperação da orla das praias Brava, Canasvieiras, Caldeirão do Morro das Pedras, Ingleses e Matadeiro, afetadas pela ressaca do mar
Quatro frentes de trabalho:
Retirada de entulhos e limpeza das faixas de areia
Restabelecimento de iluminação pública de praia
Estabilização de postos salva-vidas                                                                                                                                 Restauração de decks com troca de componentes

Preparação das vias públicas de acessos às praias
Operação tapa-buraco, recapeamento asfáltico, pinturas e raspagens de meios-fios, manutenção dos decks e das rampas de acesso às praias da Capital

Creches de Verão
As inscrições serão de 24 a 30 de novembro. Ao todo serão ofertadas 1.000 vagas para o período de janeiro. 

Transporte Coletivo
Mudanças nos horários e itinerários das linhas de ônibus na Capital a partir de 16/12 para adequar o sistema aos locais com maior demanda durante a temporada de verão. Também conta com o aplicativo Floripa no Ponto que informa os passageiros sobre a rota, o tempo e a previsão de deslocamento das linhas do transporte coletivo. Está disponível para download nos sistemas iOS e android e até o fim do ano vai funcionar em mais dois idiomas (inglês e espanhol). 

Banheiros e chuveiros nas praias 
Mais de 200 banheiros serão colocados nas regiões Norte, Sul e Leste em diferentes formatos como: container sanitário, sanitários ecológicos portáteis, deck de madeira ecológica com sanitários portáteis e estandes com sanitários portáteis. Economia de 400 mil reais em comparação à temporada anterior e oferta de mais banheiros. Os chuveiros também seguem a linha sustentável com autonomia de energia e água potável. Serão implantadas com recursos privados duchas nas regiões Norte, Sul e Leste. Custo de no máximo 2 reais para o uso.

Praias acessíveis
Algumas praias serão selecionadas para implantação de esteiras acessíveis com cadeiras anfíbias que levam o cadeirante até o mar. Também contará com duchas sustentáveis e pessoas para auxiliar no local. 

Segurança Preventiva
A maior parte do efetivo da Guarda Municipal vai trabalhar nos balneários da cidade por meio de rondas a pé, com bike e com cães, integrada com o trabalho das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Estadual. Também serão distribuídas fitas com identificação às crianças nas praias com os números da Guarda Municipal (153) e da Polícia Militar (190) para o caso de desencontro dos responsáveis.

Reveillon
Será no bolsão do trapiche da avenida Beira-Mar Norte com, pelo menos, três bandas locais e doze minutos de fogos de artifício.

Comcap
15 novos caminhões vão dar mais agilidade e qualidade no serviço prestado pela Comcap. Eles já estão sendo preparados e estarão nas ruas ainda este ano. Além disso, serão contratados até 69 garis, 40 auxiliares operacionais e oito motoristas temporariamente para o verão para reforçar a estrutura e manter a cidade limpa e organizada.

Reforço na saúde
Pela primeira vez na história, a Operação Verão irá reforçar as equipes, principalmente nas UPAs 24 Horas, durante a temporada. Cerca de 15 médicos a mais irão atuar nas escalas de trabalho das duas unidades da cidade. O esforço se deve à média de aumento de 20% no número de atendimentos nessas unidades.

Escala de Cruzeiro
A primeira escala teste de cruzeiro em Florianópolis está prevista para março.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade