img

Florianópolis, 26/04/2024




ECONOMIA

Pesquisa do Sebrae/SC aponta o cenário de micro e pequenas empresas

Publicado em 09/11/2017


Pesquisa do Sebrae/SC aponta o cenário de micro e pequenas empresas

O estudo tem o objetivo de mostrar o cenário de microempreendedores individuais quanto à atividade econômica do segmento que atual. Nesta edição, os empresários encerram o trimestre otimistas para os próximos meses.




O Sebrae/SC divulgou o resultado da pesquisa trimestral Tendência Conjuntural dos Pequenos Negócios. A última edição da pesquisa aponta um cenário de otimismo entre os empresários catarinenses. O índice de expectativas foi o maior de todas as 12 edições, apresentando 60,09 pontos contra 55,25 do trimestre anterior.

O estudo tem como objetivo mostrar o cenário de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas quanto à atividade econômica do segmento em que atuam. Além disso, a análise contempla as tendências e expectativas dos empresários para o próximo trimestre.

 “Esse nível de otimismo ainda não tinha ocorrido, desde quando começamos com a pesquisa em 2015. Isso indica que a economia do país está sendo retomada aos poucos e os empresários de pequenos negócios estão confiando nessa melhoria”, explica Cláudio Ferreira, analista técnico da unidade de gestão estratégica do Sebrae/SC.

No geral, a pesquisa apontou uma expectativa no aumento das vendas de +14,60 pontos e de +16,77 pontos em relação às compras, comparado ao trimestre anterior. Já a dimensão custos estima aumentos, que provocaram a queda de 16,85 pontos no índice.

“O progresso da situação do trimestre foi modesto nos setores do comércio e serviços e estável na indústria. O bom desempenho dos quesitos vendas e compras compensou a piora da dimensão custos, o que permitiu uma melhora no índice geral”, analisa Cláudio.

O índice de expectativas de investimento das micro e pequenas empresas permanece estável, com 17% de investidores. Em relação ao quadro de funcionários, os números seguem positivos pelo segundo trimestre consecutivo. A intenção é a de ampliação de 2,02% no número de pessoas que trabalham em pequenos negócios.

A metodologia utilizada na pesquisa foi a realização de entrevistas com 150 microempreendedores individuais, 150 microempresas e 100 pequenas empresas em todas as regiões de Santa Catarina, nos setores da indústria, comércio e serviço. A pesquisa foi realizada entre 2 e 9 de outubro de 2017.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...