img

Florianópolis, 26/04/2024




COMUNIDADE

Escolas da Prefeitura de Florianópolis reúnem crianças de diversas nacionalidades

Publicado em 08/11/2017


Escolas da Prefeitura de Florianópolis reúnem crianças de diversas nacionalidades



As escolas municipais da Prefeitura de Florianópolis reúnem estudantes de diversas nacionalidades. São crianças e adolescentes que, além de países da América do sul, vieram da Europa e da Ásia.

A Escola Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses, Norte da Ilha,  é um berço de seis nações. Estão no ensino fundamental da unidade 27 estudantes originários do Paquistão, Rússia, Japão, Argentina, Uruguai e Chile.

Há cinco anos, a família Azfar veio da República Islâmica do Paquistão, localizada no Sul da Ásia,  direto para Florianópolis. Até o Brasil fizeram  mais de 14 mil  quilômetros.

Dos cinco filhos de  Muhammad Azfar e Saíra, quatro deles estudam na escola do Norte da Ilha. Mariam Azfar e Muhammad Ebrahim Azfar freqüentam o sétimo ano. Noorain Azfar,  o quarto ano, e Daniyal Ali Azfar, o primeiro ano. Apenas a pequena Natasha Azfar, nascida na capital catarinense, ainda não está num banco escolar.

Azfar tem um negócio de alimentos com comidas americanas, indianas e paquistanesas. Saíra é consultora de investimentos, possui uma página numa rede social chamada gringoes in Floripa e é professora de inglês no Programa Mais Educação, que acontece na Escola Herondina.

Saíra  relata como a família escolheu Florianópolis para residir. “A partir de pesquisas na internet ,vimos que o Brasil era um ótimo país. Na revista  Time Magazine indicava Florianópolis, em Santa Catarina, como um dos melhores lugares para morar com pouca violência”.

Sobre o domínio da língua portuguesa, ela diz que a família  tem facilidade com idiomas. “Falamos de três a cinco línguas e fomos aprendendo Português usando o google tradutor. Na escola, as crianças estão aperfeiçoando a língua do Brasil”.

Na chegada à capital catarinense, revela Saíra, as crianças não gostavam do país,  justamente  devido à barreira da língua. “ Mas agora, estão lendo e escrevendo  bem, e têm muitos amigos”.

Outra escola do Norte da Ilha, a Virgílio Várzea, localizada em Canasvieiras,  possui uma integração de , no mínimo, também , de seis nacionalidades. Além de argentinos, uruguaios, chilenos e bolivianos, há estudantes vindos da Alemanha e Itália.

Na Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva (Ebias), na Cachoeira do Bom Jesus, igualmente há garotada  da Argentina, Bolívia e Uruguai.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade