Florianópolis, 26/04/2024
Publicado em 26/07/2017
Esse número, resultado de pesquisa feita pela Associação de Pizzarias Unidas (Apuesp), retrata um mercado que está em constante crescimento e que sobrevive aos atuais cenários de crise econômica praticamente sem sentir abalos: o das pizzarias.
Segundo a Apuesp, o setor fatura em média 22 bilhões ao ano, com mais de 36 mil estabelecimentos em funcionamento no Brasil. Para quem deseja abrir o próprio negócio, essa certamente é uma boa opção, que pode inclusive receber investimentos sem que o futuro empreendedor tenha que gastar demais.
Se não há muitos recursos para investir no novo negócio, a dica de especialistas é: divida seu dinheiro em três partes, destinando uma para a abertura do negócio (locação, aquisição de equipamentos, compra de insumos iniciais, contratação de pessoal, entre outros), uma para criar o capital de giro e uma para as despesas. Quanto cada parte deve ter é algo a ser definido pelo empreendedor, conforme a planilha e planejamento de gastos.
Um dos principais - senão o principal - item de um negócio de pizzarias é, sem dúvida, o forno. Cada vez mais restaurantes estão trocando o tradicional forno a lenha pelos fornos a gás, e as vantagens refletem diretamente no orçamento. Além de ocuparem menos espaço em geral, eles não requerem a compra e o armazenamento de lenha. A madeira também ocupa mais espaço dentro do forno, reduzindo a produtividade. Essa substituição é, certamente, uma das grandes vantagens do glp na pizzaria.
Comprar os ingredientes mais baratos, além de não garantir uma boa qualidade, pode sair mais caro depois. O rendimento deles pode ser menor, e o resultado final nem sempre será uma pizza de qualidade. Encontre o equilíbrio entre marcas boas e com preço justo e o sabor final do seu produto.
Em caso de dúvidas, sempre procure os consultores do SEBRAE da sua região.
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