img

Florianópolis, 26/04/2024




CIDADES

Escolas de São José recebem projeto-piloto de segurança pública

Publicado em 11/07/2017


Viviana Ramos - Secom/PMSJ
Escolas de São José recebem projeto-piloto de segurança pública

Equipe pedagógica na formação do EMFRENTE para diretores




Duas escolas municipais de São José foram escolhidas para receber um projeto-piloto de segurança pública. A iniciativa é do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que atua desde 2013 na discussão e planejamento das questões envolvendo segurança no município.

Com o tema “Drogas no entorno da escola”, o projeto tem como objetivo trabalhar a prevenção e será desenvolvido em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério Público, secretarias municipais de Segurança, Saúde, Assistência Social, Educação e Fundação de Esporte. A partir da experiência realizada no Centro Educacional Municipal Luar e na Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel, a expectativa é ampliar o projeto para outras escolas de São José.

A secretária municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, explica que o projeto surgiu das solicitações feitas pelos diretores das unidades de ensino. A demanda foi trazida pelo promotor de Justiça, Jádel da Silva Júnior, ao GGI com o desafio de elaborar um projeto para suprir as necessidades de cada escola, respeitando suas características específicas e as ações planejadas a partir delas. A proposta geral foi discutida em uma primeira reunião, sendo que agora cada órgão trabalha no detalhamento do projeto.

A secretária municipal de Educação, Méri Hang, avalia que o projeto vem somar às ações já desenvolvidas na rede com o apoio dos setores da secretaria. Neste contexto, uma primeira ação foi realizada na Casa do Educador, onde se reuniram diretores das unidades de ensino, sob a coordenação do EMFRENTE (Enfrentamento e Manejo das Violências Infanto Juvenis). Na ocasião, o delegado regional de São José, Fabiano Ribeiro da Rocha, falou sobre “Segurança nas Escolas”.

O delegado destacou que o projeto-piloto será trabalhado na linha da prevenção. “Para esses adolescentes, ainda tenho a visão sonhadora de que é possível a recuperação com políticas públicas de prevenção para que eles cheguem à fase adulta como cidadãos, reconhecendo os valores éticos, sociais, morais e respeito ao próximo. O papel dos profissionais da educação, portanto, é fundamental como os primeiros garantidores de direitos das crianças e adolescentes”, assinalou Rocha.

O diretor da Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel, João Gualberto de Mesquita, ressaltou que acredita nos projetos envolvendo alunos e que a escola contribuirá com mais essa ação em benefício da comunidade. Já a diretora do CEM Luar, Suziane Maria Gesser, confia no sucesso do projeto. “Acredito que a educação é o primeiro passo, pois é na escola que o aluno deve ficar. Ali ele terá oportunidade de aprender a não se envolver com drogas e se manter longe de encrencas. Conversamos muito com os adolescentes e é importante dar abertura para que venham pedir ajuda, tanto que confiam e desabafam. Eles precisam estar ocupados com coisas boas, culturais e desportivas, para sair da ociosidade”, aponta Suziane.



Com informações de PMSJ/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade