img

ESPORTES

Gustavo Kuerten comemora em 2017 o aniversário dos 20 anos de sua vitória inédita em Roland Garros

Publicado em 26/05/2017

Reprodução da Internet
Gustavo Kuerten comemora em 2017 o aniversário dos 20 anos de sua vitória inédita em Roland Garros

O Guga – The legendary victory of Gustavo Kuerten in 1997- Roland-Garros


Para relembrar os detalhes da campanha de Guga em 1997, a Federação Francesa de Tênis (FFT) produziu um mini-documentário para homenagear o brasileiro que aos vinte anos surpreendia o mundo ao vencer o espanhol Sergi Bruguera, na final do Grand Slam francês.


Com o título “O Guga – The legendary victory of Gustavo Kuerten in 1997- Roland-Garros”, o material gravado em Florianópolis é mesclado por imagens do acervo da família, jogos e bastidores da primeira experiência de Guga como campeão.  Gravado em março, o mini-doc traz, em pouco mais de 19 minutos, depoimentos dos personagens que acompanharam de perto o desafio do tenista catarinense que marcou definitivamente a história do tênis mundial.

Além de reflexões do próprio Guga que considera a vitória de 1997 “a maior façanha da minha carreira”, o vídeo da FFT, apresenta os bastidores das duas semanas que antecederam a final do dia 8 de junho de 1997. O irmão Rafael Kuerten, responsável pelo gerenciamento da carreira de Guga desde o início, recorda momentos cruciais vividos pelo tenista brasileiro que entrava em quadra com o memorável uniforme azul e amarelo.

Dona Alice Kuerten conta detalhes da personalidade de Guga e de como a família lidou com a morte do pai, Aldo Kuerten, quando Guga tinha apenas oito anos. Ela assistiu em casa os jogos ao lado do filho caçula, Guilherme, antes de embarcar com a mãe D. Olga para Paris para acompanhar a semifinal contra o belga Filip Dewulf e, na sequência, testemunhar Gustavo Kuerten erguendo pela primeira vez a Copa dos Mosqueteiros.

O vídeo traz ainda o depoimento de Carlos Alves, um dos primeiros professores de tênis, na quadra da Astel, onde Guga começou a praticar o esporte aos seis anos, e Sérgio Vianna, amigo de infância do tricampeão de Roland Garros. A entrevista com Guga foi gravada em dois momentos distintos: na Sala de Troféus do Grupo Guga Kuerten que reúne boa parte dos troféus e da memorabília da trajetória do tenista, e na quadra de saibro do Hotel Maria do Mar, local especial para Guga já que foi construída há quatro mãos.

Ele e Larri Passos, decidiram construir a quadra para poder ter “um local para treinar com toda a liberdade”. Quadra onde o então “futuro” campeão de Roland Garros se dedicou com garra para poder chegar até a final do Aberto da França e protagonizar uma “partida irretocável”, segundo definição do tenista que se despediu do circuito profissional em 2008, com 20 títulos em simples e 8 em duplas.





Van da vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis não fará aplicação em crianças

14/01 | Saude
A vacinação em crianças de 5 a 11 anos ocorrerá em pontos exclusivos

Confira a previsão do tempo neste fim de semana em Santa Catarina

14/01 | Geral
Fim de semana com pancadas de chuva do centro ao leste de SC

11º Salão Nacional Victor Meirelles está com inscrições abertas

14/01 | Cultura
Podem participar do Edital artistas maiores de 18 anos, brasileiros, residentes no Brasil ou exterior e, ainda, artistas estrangeiros legalmente residentes no Brasil.

Confira como será a vacinação de crianças em Santa Catarina

14/01 | Geral
Vacinação será realizada em dois grupos

Vacinação de crianças em São José começa neste domingo

14/01 | Saude
A UBS de Campinas estará aberta, das 9h às 17h, para vacinação do público que está liberado para receber o imunizante

Naufrágio de lancha mata duas pessoas e deixa uma desaparecida em SC

14/01 | Geral
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de SC atuam nas buscas neste momento

Confira os pontos de testagem contra Covid-19 em Florianópolis neste fim de semana

14/01 | Saude
Na tarde desta sexta-feira, 13, a Secretaria de Saúde divulgou os pontos de testagem contra Covid-19 neste fim de semana em Florianópolis. A programação vale para este sábado, 15 de janeiro, e domingo, 16 de janeiro. 

Homem confessa que matou mulher enforcada com fio de telefone em SC

14/01 | Policia
Homicídio aconteceu nesta quinta-feira, 13, em Laguna. Investigações revelam o envolvimento da vítima com o homem desde o dia anterior ao homicídio.

Conheça o representante de Florianópolis confirmado no Big Brother Brasil 2022

14/01 | Televisao
O BBB 22 estreia na próxima segunda-feira, 17 de janeiro.

Pesquisa de balneabilidade aponta 61% dos pontos analisados próprios para banho em SC

14/01 | Geral
Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69,0%.

Conheça a primeira participante anunciada do Big Brother Brasil 2022

14/01 | Televisao
O BBB 22 estreia na próxima segunda-feira, 17 de janeiro.

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão por violação de direito autoral em SC

14/01 | Policia
No local foram apreendidos diversos objetos, como obras impressas, impressora e equipamentos eletrônicos; Nenhuma pessoa foi presa.