img

Florianópolis, 26/04/2024




COMUNIDADE

Horta Comunitária do Campeche promove oficina para ensinar como funciona a compostagem

Publicado em 06/05/2017


Amocam
Horta Comunitária do Campeche promove oficina para ensinar como funciona a compostagem



A compostagem é o processo de degradação da matéria orgânica, que propicia inúmeros benefícios.

A Associação de Moradores do Campeche (Amocam) realizará neste domingo (7), às 10h, na horta comunitária do Campeche, uma oficina para orientar os participantes de como fazer a separação dos resíduos orgânicos em casa.

No local, o especialista Eduardo Elias fará uma aula expositiva explicando o passo a passo de uma compostagem e como identificar quando os resíduos tornaram-se adubo. O evento tem duração de até duas horas. O local é próximo ao novo posto de saúde do bairro, no Parque Cultural do Campeche (Pacuca).

Para Bianca Pulice, voluntária na Amocam, a oficina tem objetivo de evidenciar a importância da compostagem e mostrar como é possível a compostagem fechar um ciclo. “Queremos apresentar o ciclo do prato ao prato, em que o resto de comida pode no futuro servir de adubo para outro alimento”, explica.

Ganhando espaço nas residências urbanas, a compostagem gera uma importância enorme tanto para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. Na maioria das vezes o lixo orgânico é descartado em aterros sanitários ou pior, fica a céu aberto podendo gerar doenças. Com a compostagem, evita-se o acúmulo nos aterros e faz com que a matéria orgânica volte a ser usada para o plantio, por exemplo, de um “temperinho”, manjericão, que pode ser usado para o preparo da comida em casa. É um ciclo sustentável.

De acordo com Zenito Custódio, Assessor Técnico da Comcap, a iniciativa na horta comunitária da Amocam é de extrema importância. “A  Comcap deixa de levar ao aterro sanitário em Biguaçu cerca de 10 toneladas ao mês, graças a ação de compostagem  realizada no Pacuca”, afirma.

A oficina é gratuita e as inscrições são limitadas. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição clicando aqui.  https://goo.gl/forms/9tlgv007AJhtm2MN2









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade