img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

Sindicato do vidro é fundado em Santa Catarina com apoio da FIESC

Publicado em 20/02/2017


Antonio Carlos Mafalda/ Mafalda Press
Sindicato do vidro é fundado em Santa Catarina com apoio da FIESC



A Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi) realizou uma assembleia em Florianópolis, na última quarta-feira (15), para fundar o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro, Espelhos e Cristais em Santa Catarina. Durante o encontro foram aprovados o local onde a sede será instalada, o estatuto e eleitos os primeiros representantes.

A proposta de criação do sindicato foi impulsionada pela soma de esforços da Ascevi e da vice-presidência da Regional Sudeste da FIESC, e pelos interesses comuns do setor. A reunião contou com a participação do presidente da Ascevi, Rafael Nandi da Motta, do vice-presidente da Regional Sudeste da FIESC, Tito Alfredo Schmitt, do presidente do Sinduscon, Helio Cesar Bairros e do gerente comercial da Companhia Brasileira de Cristal (Cebrace), Flávio Alves Vanderlei.

“O sindicato será abrangente e possibilitará uma representatividade muito forte do setor vidreiro em todo o estado de Santa Catarina. É muito importante participar do associativismo, principalmente neste momento de dificuldade que passa o país, mas que já começa a dar os primeiros sinais de melhora”, afirmou Tito Schmitt.

Samir Cardoso foi eleito presidente do sindicato e acredita que entre os principais desafios está a regularização do setor. “Atualmente a maioria das empresas do vidro é filiada ao sindicato do plástico, que não tem relação com o nosso segmento. Se quisermos fazer um acordo trabalhista, propor reajustes salariais, por exemplo, não temos a quem recorrer. Nos dois últimos anos o dissídio não saiu porque a parte patronal não entrou em acordo, e, por sermos do setor do vidro, não pudemos fazer nada. Com o nosso próprio sindicato vamos conseguir discutir e resolver questões como estas”, destacou.

 

O gerente comercial da Cebrace, Flávio Vanderlei, ressaltou a importância da região sul para o segmento. “Estamos passando por uma situação difícil de mercado e precisamos nos fortalecer. A região Sul é uma das mais atuantes no ramo vidreiro e para Santa Catarina  faltava esta representatividade. É muito importante que tenhamos associações, ou sindicatos, que nos representem”.

De acordo com o presidente da Ascevi, Rafael Motta, a criação do sindicato agregará ainda mais aos trabalhos realizados pela Associação: “Conseguiremos ter novas soluções para o mercado e mais união do setor para trabalhar e crescer juntos”.

Os próximos passos para a efetivação da entidade e para que comece a atuar são: os registros em cartório do estatuto, da assembleia geral da fundação e da posse da diretoria; a criação de um CNPJ junto à Receita Federal e o registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que emitirá uma carta sindical com a aprovação - processo que pode levar até três anos.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade