img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

Conheça e descubra como tratar a apneia do sono

Publicado em 20/02/2017


Conheça e descubra como tratar a apneia do sono



O Ministério da Saúde aponta que pelo menos 50% da população brasileira se queixa da qualidade do sono, e que ao menos 30% possui problemas relacionados à apneia do sono. Mas o que é a apneia, quais são seus riscos e como deve ser tratada?

O que é a apneia do sono?

Os quadros de apneia podem atingir pessoas de todas as idades, incluindo crianças. A apneia obstrutiva do sono, que é a forma mais comum da disfunção, acontece durante o relaxamento dos músculos da garganta durante o sono. As vias respiratórias se fecham, interferindo na qualidade da respiração  o que  pode ocasionar redução do nível de oxigênio no sangue. Como o cérebro entende que há algo errado, ele faz com que a pessoa desperte e volte ao normal, porém esse quadro se repete várias vezes durante o sono e pode causar sérios problemas de saúde.

Durante a apneia, o paciente ronca e faz sons que fazem parecer que está sufocando. Como não consegue alcançar o estado de sono profundo, a pessoa fica sonolenta o dia todo.

Já a apneia do sono central acontece quando o cérebro não emite sinais para os músculos envolvidos no processo de respiração, o que pode fazer a pessoa acordar com falta de ar ou não conseguir dormir direito, causando também sonolência durante o dia.

Causas e sintomas

Na apneia obstrutiva do sono, que é causada pelo bloqueio do canal respiratório, os principais motivos são o aumento das amígdalas, a obesidade e alterações do crânio ou da face. Na apneia do sono central, a insuficiência cardíaca é uma das causas mais comuns.

Existem alguns fatores de risco que aumentam a possibilidade da presença da apneia. No tipo obstrutivo, excesso de peso, circunferência do pescoço, estreitamento das vias aéreas, histórico familiar, consumo de álcool, alterações hormonais e congestão nasal estão entre os principais. Na do sono central, distúrbios cardíacos, AVC ou tumores cerebrais aumentam o risco.

Entre os principais sintomas, estão a sonolência excessiva de dia, o ronco em volume mais alto, boca seca ao despertar, dores de cabeça, insônia, acordar com falta de ar, irritação e nervosismo durante o dia, esquecimento e déficit de atenção.

Tratamento

O tratamento deve ser decidido pelo especialista conforme o histórico clínico de cada paciente. Para o diagnóstico, além de investigar os sintomas, o médico pode solicitar um exame chamado polissonografia, que monitora a atividade do corpo durante o sono.

Para quem possui alterações no crânio ou na face, a cirurgia ortognática pode ser uma boa indicação para solução do quadro. Além disso, a remoção de amígdalas e o uso de aparelhos odontológicos podem ajudar no alívio da apneia.

É possível também conviver com ela tomando cuidados específicos, como reduzir o consumo de bebida alcoólica, evitar o tabagismo, praticar exercícios físicos, perder peso e tratar a obstrução nasal.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...