img

Florianópolis, 26/04/2024




CULTURA

Comédia sobre velório de morta equivocada inicia temporada em Florianópolis

Publicado em 26/10/2016


Comédia sobre velório de morta equivocada inicia temporada em Florianópolis



O romeno, radicado no Uruguai, e ainda vivo recebe o empenho de honrar sua trajetória de prêmios em ambos lados do Atlântico.

No Brasil o gênero de humor grotesco praticamente inexiste. Somado a este fator, o ineditismo do autor Jacobo Langsner foram a grande prerrogativa da decisão da Companhia A Tribo da Arte em traduzir, adaptar e produzir o seu maior sucesso em nível internacional. 

O tripé da montagem é a pesquisa linguística do sotaque típico do bairro do Bixiga, na capital paulista que abriga a maior colônia de italianos e ascendentes do planeta praticando a uniformização da linguagem e sonoridade; a crítica sociocultural abordada no texto quanto ao descarte dos idosos em uma sociedade brasileira que em sua média envelhece a passos largos; e a desconstrução do discurso de que o único teatro possível é o subsidiado, superfaturado e insípido teatro com atores globais e grandes patrocínios como forma de entretenimento e instrumento artístico, ou de reflexão.

Em nosso elenco atual contamos com artistas residentes em Florianópolis provindos de várias regiões do Brasil, e do exterior (Chile e Galícia). Todas essas experiências se uniram em prol de contar uma história, estudando a cultura e história de um bairro da cidade de São Paulo para vestirem-se corporal, intelectual e emotivamente destas personagens em uma versão única deste grande autor.

Sinopse

A octogenária Mama Cora (Susan Margot), tem quatro filhos: Antonio (Nando Schweitzer), Sérgio (Jackson Bosa), Emilia ( Paz Millan Camila) e Giorgio(Willian Borba). Cora vive com este último, que passa por uma situação econômica angustiante, estresse financeiro e falta de espaço. Conflitos de gerações constantes somados ao péssimo humor de sua nora, Susana(Cami Delbene), disparam a trama de Esperando o Cortejo.

Susana após ter uma maionese transformada acidentalmente em flã vai desesperadamente a casa de seu cuinhado Sergio, implorar para que a idosa vá viver com ele por um tempo. Ela que estava a preparar maionese, e foi ao encontro de sua filha, deixando-a a merce de Mama Cora. Chegando furiosa a casa de Sérgio, que espera a ala rica da família para o almoço de domingo preparado por sua esposa, a Elvira(Thais Martini) e sua filha Matilde(Gabriela Magnani). Em meio a discussão de onde irão descartar a ancião e matriarca chegam os novos-ricos Antonio e Nora(Raisa Carolina), sua esposa, que têm promovido o almoço econômica e socialmente em circunstâncias pouco claras.

O destino de Mama Cora enquanto o almoço não se inicia é desconhecido. Ao passo que ninguém quer assumir a responsabilidade para a idosa, e cada um tentará que impor a sua opinião, a ancião desaparece. Ao buscar sem encontrá-la os filhos fazem uma denúncia do desaparecimento a polícia e logo chega a notícia de que foi encontrado o cadáver desfigurado de uma velha debaixo de um trem. Os filhos fazem o reconhecimento do corpo se inicia o funeral aonde se revelarão muitos fatos obscuros desta peculiar família de ascendentes italianos do Bairro do Bixiga, pois algo há de se fazer enquanto todos estão esperando O Cortejo.

Serviço

QUANDO: 05(Estreia), 12, 19 e 26 de Novembro

HORÁRIO: 17:00h (Estreia); 19:00h (Temporada)

QUANTO: R$ 15,00

LOCAL: Centro Cultural MATRIKA - Rua: Auroreal, 716 - Campeche (Esquina ao Baia)









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade