img

Florianópolis, 26/04/2024




CIDADES

Avança proposta para implantação de BRT na Grande Florianópolis

Publicado em 26/09/2016


Julio Cavalheiro / Secom
Avança proposta para implantação de BRT na Grande Florianópolis



O governador Raimundo Colombo recebeu no dia 20 de setembro a equipe responsável pelo projeto de implantação do sistema de transporte coletivo por BRT (Bus Rapid Transit) na Grande Florianópolis.

Os estudos estão avançando e os próximos passos envolvem apresentação do projeto ao Tribunal de Contas do Estado e a realização de audiências públicas para, então, lançar a licitação, o que está previsto para ocorrer entre o final deste ano e o início de 2017.

A proposta é estabelecer uma Parceria Público-Privada para operação do sistema BRT na região metropolitana de Florianópolis, com uma concessão administrativa prevista para 25 anos. O traçado inicial contaria com 57,5 quilômetros, envolvendo quatro terminais exclusivos, 36 estações e 76 paradas. O secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi, explica que a área de cobertura é bastante ampla, abrangendo desde o município de São José e o Bairro Estreito, na área continental de Florianópolis, até o centro da Capital e, na sequência, as regiões da UFSC e do Norte da Ilha de Santa Catarina.

A estrutura prevista na Grande Florianópolis seria construída ao longo de quatro anos, com investimentos de R$ 1,1 bilhão, valor a ser dividido entre poder público e iniciativa privada.

A proposta do BRT é aumentar o número de pessoas que utilizam o transporte coletivo na região, desafogando o trânsito na entrada e na saída de Ilha. Pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) da Grande Florianópolis aponta que enquanto a média brasileira é de 32% da população utilizando transporte individual (carro ou moto), na região de Florianópolis esse índice é de 48,7%. Em cidades que contam com sistemas semelhantes ao BRT previsto para Florianópolis, os índices são bem inferiores, como em Curitiba (30%) e no Rio de Janeiro (21%).

Também acompanharam a reunião o presidente da SCPar e do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas, Paulo César da Costa; os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa; e da Fazenda, Antonio Gavazzoni; o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto;  e o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade