img

Florianópolis, 26/04/2024




REGIONAL

Batalhão de Operações Aéreas em Santa Catarina atende 680 pessoas por ano

Publicado em 19/07/2016


CBM/SC
Batalhão de Operações Aéreas em Santa Catarina atende 680 pessoas por ano



Pioneiro no Brasil, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar Santa Catarina, já atendeu 4.076 pessoas diretamente, em média 680 por ano, desde sua criação em fevereiro de 2010.

O serviço oferece à população uma estrutura de apoio aéreo com quatro aeronaves, chamadas de Arcanjo, sendo dois helicópteros e dois aviões, atendendo todas as regiões de Santa Catarina.

Os helicópteros, um em Florianópolis e outro em Blumenau, são usados nas operações de busca, resgate, salvamento, pré-hospitalar e monitoramento ambiental. Já os aviões, os dois na Capital, são usados no transporte de tropas, de órgãos para transplante e de pacientes entre hospitais.

A tropa do Batalhão é composta por 19 pilotos, 17 tripulantes operacionais efetivos, cinco apoio solo, além da equipe do Grupo de Resposta Aérea de Urgência composta por 19 médicos e 13 enfermeiros com experiência em suporte avançado aeroespacial.

Durante os seis anos, até junho de 2016, chegaram a 4,6 mil missões com mais de 3,7 mil horas de voo. O maior número de ocorrências registrado durante esses anos são os com envolvimento em acidentes de trânsito com 895, em seguida para os casos de emergência cárdio-vascular e respiratório de 720 e em terceiro para quedas e fraturas ou traumas chegando a 623 casos.

O subcomandante do BOA, o tenente-coronel Diogo Bahia Losso, explicou que o helicóptero Arcanjo é acionado quando a ocorrência é grave ou distante. “A partir do momento que ligam para a central de emergência do Corpo de Bombeiros pelo 193 ou para o Samu no 192, os atendentes verificam a gravidade, onde a rapidez do helicóptero vai fazer com que o atendimento seja priorizado”.

Losso disse ainda que o tempo para atendimento pode chegar a 15 minutos na Grande Florianópolis, 20 em Porto Belo ou Imbituba e 35 em Alfredo Wagner. “Não adianta só chega rápido e sim com uma unidade de suporte avançado, como se fosse uma UTI, formada por um médico e enfermeiro. Os procedimentos que seriam realizados na sala de emergência do hospital são realizados na rua”.

O BOA atua em todo o Estado e os atendimentos primários estão concentrados na região da Grande Florianópolis, onde tem uma aeronave baseada na Capital e uma ao Vale do Itajaí, em Blumenau. “Se houver uma emergência, por exemplo, em São Miguel do Oeste e que o tempo resposta assim permita, a aeronave pode ser deslocada para lá”, detalhou Losso.

Para combate a incêndio em florestas o Batalhão possui um equipamento chamado Bambi Bucket, que é um cesto que carrega 500 litros de água. No caso de incêndios urbanos, o Arcanjo pode ser utilizado com outro equipamento, que é um cesto de salvamento para retirada de pessoas que estejam no topo de um edifício.

As aeronaves têm capacidade de transportar seis pessoas sendo piloto, copiloto, um tripulante que é bombeiro militar, um médico e um enfermeiro do Samu. O sexto passageiro é para uma possível vítima no caso de transporte até o hospital.

SECOM/SC









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade