img

Florianópolis, 26/04/2024




CULTURA

Biblioteca Pública abre mostra de jornais digitalizados em seu aniversário

Publicado em 31/05/2016


Paulo Roberto Freitas
Biblioteca Pública abre mostra de jornais digitalizados em seu aniversário



No dia 31 de maio, a Biblioteca Pública de Santa Catarina completa 162 anos de sua criação e para comemorar a data estará com uma programação especial que inclui a abertura de exposição, entrega de jornais digitalizados e o início da digitalização de uma nova coleção de periódicos. 

A Biblioteca é administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), e está localizada no centro de Florianópolis.

As comemorações começam às 14h, com a abertura da Mostra de Jornais Digitalizados, com 16 capas impressas em placas de mdf de jornais catarinenses editados a partir do século 19, incluindo O Catharinense, primeiro periódico de SC, de 28 de julho de 1831. Será entregue à coordenação do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina o DVD com as edições digitalizadas da coleção do periódico Zero, um dos mais importantes jornais-laboratório do Brasil. A coleção abrange o período de 1982 a 2015, somando 175 edições. Este acervo estará, também, disponível à consulta pública no site do projeto Hemeroteca Digital.   

Para completar os festejos, serão iniciados os trabalhos de digitalização do jornal A Gazeta: a voz do povo, importante publicação que marcou época na imprensa catarinense. De propriedade do jornalista Jairo Callado, era editado em Florianópolis e circulou no período de 1934 a 1987. 

A coleção é composta por 250 volumes encadernados, totalizando aproximadamente 15,5 mil edições, com mais de 90 mil páginas.  A finalização dos trabalhos de escaneamento, edição de imagens e disponibilização on-line está prevista para dezembro de 2018.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade