img


COMUNIDADE

Autistas e fotógrafos unidos em projeto inédito no Brasil

Publicado em 22/03/2016

Autistas e fotógrafos unidos em projeto inédito no Brasil

Imagens surpreendentes de crianças e pessoas autistas praticando modalidades do esporte e da arte compõem a exposição fotográfica Autismo em Foco: Além do que os olhos podem ver, que será lançada dia 29/03 (terça-feira), às 19h30, no Shopping Iguatemi, em Florianópolis.



Durante um mês, crianças e adolescentes foram acompanhados por fotógrafos profissionais e o resultado comovente deste projeto, inédito no Brasil, será exposto em 20 grandes paineis no Shopping Iguatemi, na Capital, de 29 de março a 12 de abril. Na abertura da mostra, intitulada Autismo em Foco: Além do que os olhos podem ver, haverá um show com um cantor e compositor autista. O escritor Rodrigo Tramonte, também autista, autografa o livro “Humor Azul: o lado engraçado do autismo”.

Para o fotógrafo Fernando Willadino, um dos profissionais que assina a exposição, “o maior desafio e a maior recompensa da empreitada foi superar o olhar focado no transtorno e ampliá-lo, captando a beleza e a felicidade das crianças durante os exercícios”. Além de Willadino, participaram do projeto os fotógrafos Adriana Fuchter, Caio Cezar, Hermes Bezerra e Rodrigo Sambaqui. Todos de forma voluntária.

Um making off produzido durante os ensaios fotográficos será exibido no lançamento da exposição e disponibilizado gratuitamente na internet.  

Além da ação pioneira no país, uma iniciativa inédita no Estado também faz parte do projeto: a realização de uma sessão de cinema especial para crianças autistas. O filme Zootopia será exibido no domingo (03/04), às 11h, no Cinesystem do shopping Iguatemi. O convite deverá ser adquirido com antecedência na quinta (31/03) e na sexta-feira (01/04) no balcão de informações do piso térreo do shopping.

Na quarta-feira, 6 de abril, às 19h, no Café Cultura do Shopping Iguatemi, haverá um talk-show com os cinco fotógrafos que assinam a exposição. Aberto ao público, o evento contará com a participação de crianças e jovens autistas, entidades que trabalham com o autismo, pais e familiares, estudantes da área do esporte e da saúde, além de profissionais da fotografia.    
Essas iniciativas foram articuladas para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, data estabelecida pela ONU em 2007.

Parcerias – Sem fins lucrativos, concebido e desenvolvido por voluntários, o projeto contou com o apoio de algumas empresas: Multicor, Shopping Iguatemi, Pódium Formaturas, Cinesystem, Molduras Brilhante, Surf Azul, Autonomia Atividades Aquáticas, Superar Equitação Terapêutica.

O Polo Uniasselvi Florianópolis coordenou o projeto em parceria com a Agência Larissa Linhares Comunicação que angariou os parceiros e assina os materiais de divulgação. Segundos os organizadores, a meta é levar o trabalho para outras regiões durante o ano. A cidade de Blumenau já está confirmada para o mês de abril.