img

Florianópolis, 26/04/2024




REGIONAL

Raimundo Colombo participa da abertura da terceira Vindima de Altitude

Publicado em 12/03/2016


Jaqueline Noceti / Secom
Raimundo Colombo participa da abertura da terceira Vindima de Altitude



Com a realização da terceira Vindima, em São Joaquim, na Serra Catarinense, está oficialmente aberta a colheita das uvas de altitude em Santa Catarina. ­O evento reúne produtores e proprietários de vinícolas que produzem uvas e vinhos, a mais de 900 metros acima do nível do mar.

No Estado, são 35 vinícolas, 20 delas já estão comercializando. Elas são responsáveis pelo envase de mais de um milhão de garrafas ao ano. Em 2015, a safra passou de 1,5 milhão de toneladas e o setor já é considerado a segunda atividade econômica da Serra Catarinense, com um faturamento que no ano passado chegou a R$ 200 milhões.

O governador Raimundo Colombo participou da abertura da Vindima, nesta sexta-feira, 11, em São Joaquim e disse que a vitivinicultura é feita por empreendedores corajosos, que apostam grandes investimentos, e , na maioria das vezes, precisam aguardar muito tempo para colher os resultados.

“Que bom que já estamos no estágio de saber que aqui, deu certo. Um evento como esse consagra um setor que é capaz de projetar Santa Catarina para o Brasil, com uma marca de qualidade e respeitada em vinhos finos. É também uma forma de desenvolver o turismo do nosso Estado”. Segundo Colombo, o turismo já é responsável por 12% do PIB catarinense e tem ajudado Santa Catarina enfrentar com mais força a crise econômica nacional.

De acordo com dados da Vinhos de Altitude, que reúne produtores e empresários do setor, a altitude é fundamental para a qualidade do vinho, sendo que a região consegue produzir, em aproximadamente 600 hectares, variedades nobres de uva como as Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

A Vindima vai até o dia 27 de março, com uma programação especial em vinícolas dos municípios de São Joaquim, Lages, Campo Belo do Sul, Videira, Bom Retiro, Bom jardim da Serra, Urubici, Campos Novos, Urupema, Monte Carlo, Treze Tílias e Água Doce. Ao longo da programação, estão previstas atividades como almoço, jantar, degustação, visitações, além das atividades técnicas e workshops nas vinícolas.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...