img

Florianópolis, 26/04/2024




CULTURA

Exposição Arte de Navegar traz canoas artesanais produzidas por artista plástico de São José

Publicado em 14/01/2016


Exposição Arte de Navegar traz canoas artesanais produzidas por artista plástico de São José



As canoas poderão ser vistas pelo público até 29 de fevereiro no Continente Park Shopping

As tradicionais canoas entalhadas no tronco de Guarapuvu são o destaque da mostra "Arte de Navegar", montada na praça central do Continente Park Shopping, às margens da BR-101, em São José. As embarcações foram produzidas pelo artista plástico josefense Lourival Medeiros com o objetivo de resgatar a tradição dos imigrantes açorianos. As canoas ficarão expostas para o público até o dia 29 de fevereiro.

A mostra é realizada pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo. As nove canoas expostas trazem um pouco da história dos índios, criadores das canoas, e os imigrantes açorianos, que adaptaram as embarcações para o uso no mar.

Com entrada gratuita, a mostra apresenta dois tipos de canoas que foram produzidas manualmente: a de borda lisa, para serem usadas em mares mansos, e a bordada, que recebe um reforço na lateral para oferecer mais segurança aos pescadores ao quebrar a rebentação em mares mais agitados. O artista plástico e curador da exposição, Lourival Medeiros, neto e filho de pescador, lembrou que antigamente o avô fazia este trabalho manual em São José e levava mais de um mês para ficar pronto.

Para aflorar ainda mais as recordações e não deixar a cultura dos pescadores morrer, Lourival, com o apoio da Fundação de Cultura, criou uma regata de canoas. A segunda edição do evento será realizada no dia 20 de março, na praia do Centro Histórico de São José. Na oportunidade, as canoas expostas na mostra serão colocadas no mar.

Serviço

O quê: Exposição de canoas Arte de Navegar

Quando: até 29 de fevereiro

Onde: Continente Park Shopping, rodovia BR 101, km 211, s/n, Distrito Industrial, São José

Entrada: Gratuita









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade