img

Florianópolis, 26/04/2024




CULTURA

Editora da UFSC lança o livro "As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786"

Publicado em 10/07/2015


Editora da UFSC lança o livro "As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786"



O Ministério da Cultura, a Plural Cultural, o Projeto Fortalezas e a Editora da UFSC convidam para o lançamento da segunda edição do livro intitulado: "As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786".

O livro é de autoria dos arquitetos Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira. O lançamento irá ocorrer no próximo dia 15 de julho de 2015, quarta-feira, às 19:00 h, no Hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Trindade, em Florianópolis.

Sinopse

Publicação do manuscrito Defeza da Ilha de Santa Catharina e do Rio Grande de São Pedro, elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel – um dos documentos mais antigos e importantes da história de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul – contendo a relação das tropas, armamentos, mapas e dezenas de aquarelas com o levantamento das fortificações e dos uniformes das guarnições existentes nos dois estados do Sul do Brasil.

O fac-símile original é acompanhado de sua transcrição com ortografia atualizada e complementado com: textos introdutórios de contextualização e notas explicativas dos dois organizadores; fotografias das fortificações ainda existentes; outras iconografias da época; glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência.

O livro também traz encartado um CD-ROM com o conteúdo integral da obra impressa, acrescido de outros recursos virtuais. Trata-se de publicação que vem contribuir para a pesquisa sobre o cotidiano da vida militar na segunda metade do século XVIII, para o estudo das fortificações portuguesas no Brasil, para a compreensão das origens históricas dos dois estados do Sul, bem como para a valorização da memória e do patrimônio cultural brasileiro. (2ª ed. rev., 224 p., capa dura, ilustrado, colorido).









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...