img

Florianópolis, 26/04/2024




ECONOMIA

Inadimplência dos setores de telecomunicação e varejo sobe quase 40%

Publicado em 07/07/2015


Inadimplência dos setores de telecomunicação e varejo sobe quase 40%



A inadimplência do consumidor com empresas do setor de telecomunicação cresceu 39,5% e a do varejo 38,2%, no acumulado do ano até abril, em comparação com mesmo período do ano passado, de acordo com estudo inédito desenvolvido pela área de big data da Serasa Experian.

Desde 2012, quando a Serasa começou a fazer o levantamento, este é o segundo maior crescimento para o período que engloba os quatro primeiros meses do ano. O maior crescimento ocorreu em 2013, quando a inadimplência aumentou 51,0% nos quatro primeiros meses do ano.

Em abril de 2012, primeiro ano do estudo, o crescimento registrado foi de 4,4%. Em 2013, no mesmo período, o percentual bateu recorde para o acumulado de janeiro a abril e chegou a 51,0%. No ano seguinte, em 2014, a inadimplência do consumidor com empresas de telecomunicação caiu 19,6% no período e, neste ano, voltou a crescer, atingindo R$ 39,5%.

Depois de fechar 2014 com queda de 1,7% na inadimplência do consumidor, as empresas de telecomunicação viram a situação começar a mudar no início de 2014. Nos quatro primeiros meses de 2015, janeiro foi o que apresentou a maior alta: 26,1% em relação a janeiro de 2014.  Em seguida, como segundo mês do ano com maior alta, está fevereiro (13,0% em relação a fevereiro de 2014). Março apresentou alta de 12,7% e abril fechou com aumento de 5,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos quatro primeiros meses de 2015, janeiro foi o que apresentou a maior alta: 49,6% em relação a janeiro de 2014.  Em seguida, como segundo mês do ano com maior alta, está fevereiro (42,4% em relação a fevereiro de 2014). Março apresentou alta de 35,4% e abril fechou com aumento de 34,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A inadimplência no setor de telefonia está subindo mais que as dos demais setores. No ano passado, a situação era diferente: Enquanto os setores não bancários tiveram alta de 3,9% em 2014, as empresas de telecomunicação viram a inadimplência do consumidor diminuir 1,7%.  

Segundo os economistas da Serasa, quatro fatores estão impactando a condição de pagamento do consumidor: desemprego, alta nas tarifas públicas (energia, água, transportes urbanos etc.), inflação e alta de juros. Sem dinheiro suficiente para pagar todas as suas dívidas rapidamente, o cidadão está priorizando os serviços de utilidade básica, como energia.

Malabarismos com o orçamento

Quem está inadimplente e mesmo quem não está, mas sente que a situação financeira ficou mais apertada deve repensar os hábitos de consumo. Não existe milagre, mas pequenas mudanças de comportamento podem fazer aparecer dinheiro nas finanças da família. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor existe uma tendência de crescimento das taxas de inadimplência para os próximos dois trimestres, o que exigirá ainda mais cautela por parte do consumidor.

Para ajudar o consumidor a combater e a tentar retomar o controle da vida financeira, clique confira as dicas elaboradas pelos especialistas do SerasaConsumidor:









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade