img

Florianópolis, 26/04/2024




COMUNIDADE

Florianópolis intensifica abordagens a moradores de rua

Publicado em 03/07/2015


Petra Mafalda/PMF
Florianópolis intensifica abordagens a moradores de rua



O primeiro semestre de 2015 foi marcado por intenso trabalho na Secretaria de Assistência Social. Um relatório mostrou que o número de abordagens de rua até maio deste ano já chegou a quase 41% em relação aos números do ano passado. Sendo que em 2014 foram feitas 946 abordagens e neste ano, em apenas cinco meses, 389.



Por: 5

A assistente social e coordenadora do programa de abordagem de rua, Irma Remor Silva, avaliou que este aumento está relacionado às novas estratégias de atendimento e ao aumento do número de efetivos. “Atualmente, temos abordagens sociais de segunda a sexta-feira, no período matutino e vespertino. Quatro pessoas saem em cada turno fazendo uma busca ativa de pessoas em situação de rua que querem ser encaminhadas para os serviços sociais”, disse.

Em conjunto com a Secretaria do Continente, abordagens de rua também estão sendo realizadas semanalmente na parte continental da cidade. Com roteiro definido pelas secretarias, as equipes saem a campo em busca de resgatar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Os locais escolhidos pelos moradores de rua são quase sempre os mesmos: praças, viadutos, passarelas e casas abandonadas.

A assistente social salientou também que a Operação Verão, que aconteceu de janeiro a março deste ano, foi uma importante ação na cidade. “A equipe da Assistência Social montou uma base em Canasvieiras para atender ao Norte da Ilha. Psicólogos, educadores e assistentes sociais prestaram atendimentos aos moradores de rua três vezes por semana e realizaram diversos encaminhamentos para os serviços sociais e de saúde.”  

Em agosto deste ano, o primeiro Albergue Municipal de Florianópolis completa um ano de funcionamento e, em abril, o local atingiu a marca histórica de 1 mil atendimentos. No Centro, o Albergue Municipal possui uma estrutura para receber 50 pessoas por dia, sendo 44 vagas para homens e seis para mulheres, com direito a leito, alimentação e higiene. Nem todos os leitos são ocupados e ainda existem vagas para mais moradores de rua. Junto ao Albergue, existe a Casa de Acolhimento, que oferece mais 30 vagas.



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade