img

Florianópolis, 26/04/2024




COMUNIDADE

Restauração da Casa de Câmara e Cadeia entra em nova fase

Publicado em 03/07/2015


Martinho Ghizzo
Restauração da Casa de Câmara e Cadeia entra em nova fase



As obras de restauração integral do prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, que será reaberta ao público como Museu da Cidade, entraram, esta semana, na fase de instalação dos forros.

Paralelamente, está sendo feita a recuperação do reboco do revestimento interno e externo das paredes e a instalação das esquadrias do piso superior, que precisaram ser parcialmente restauradas ou substituídas, além da troca e restauração dos elementos decorativos de duas fachadas (frontal e lateral).

A substituição destes elementos decorativos, aliás, exigiu um minucioso trabalho artesanal. É que os exemplares mais bem resguardados das peças que precisaram ser trocadas foram moldados para serem replicados numa produção em série, a fim de recuperar todas as fachadas. A substituição destes elementos decorativos feitos à parte e o restauro daqueles em condições de serem recuperados na própria fachada, na parte dos fundos do imóvel, já foram concluídos.

Além disso, desde a assinatura da ordem de serviço para início das obras, ocorrida em setembro do ano passado, também foram realizadas várias ações. Uma delas foi a restauração do madeiramento do telhado, em que igualmente tanto foram aproveitadas peças originais quanto trocadas as que exigiram substituição, devido à falta de manutenção e a ação do tempo; o “barroteamento”, ou seja, a estrutura para instalação de pisos e forros, e a descupinização total do prédio.

A restauração leva em conta projeto que foi elaborado pelo Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Natural do Município (SEPHAN), vinculado ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). O critério que orienta as obras é a preservação dos aspectos originais da edificação, privilegiando a utilização de materiais e técnicas construtivas de época, e, portanto, históricas, já que a edificação data de 1771, sendo uma das três mais antigas e significativas de Florianópolis.



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade