img



CIDADES

Prefeitura de São José lança nova consulta pública sobre proposta para o transporte coletivo

Publicado em 30/06/2015


Prefeitura de São José lança nova consulta pública sobre proposta para o transporte coletivo



Atualmente, o sistema de São José é composto por 13 linhas que estão distribuídas pelas diversas regiões da cidade. Em 2014, mais de 204 mil pessoas foram transportadas por mês sendo que 7.269 eram estudantes. A linha do Diretão é responsável por transportar 1/3 dos usuários que utilizam o sistema.

A Prefeitura de São José abriu uma nova consulta pública para que a comunidade possa avaliar a proposta de um novo modelo para o sistema de transporte municipal, que será licitado ainda este ano. As informações serão utilizadas pela equipe do Departamento de Trânsito que poderá adequar o projeto com as sugestões encaminhadas pelos usuários. Para discutir o tema, uma audiência pública está prevista para ser realizada em agosto.

Além de incluir novas linhas, ampliar os itinerários e o quadro de horários, a principal mudança do novo modelo é que ele será licitado por quilômetros rodados e não mais por “linha” como funciona atualmente. “Isso trará mais possibilidade para a Prefeitura fazer alterações periodicamente e corrigir problemas sempre que for preciso”, destaca a secretária municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco. De acordo com ela, o contrato atual não permite muitas mudanças.

Segundo a secretária, outra grande novidade do novo sistema será a integração, ou seja, o usuário poderá circular dentro do município pagando apenas uma tarifa. “Dentro do sistema municipal, a pessoa poderá sair do Jardim Zanellato e seguir até a Ponta de Baixo pagando apenas uma tarifa”, exemplifica Andréa. Outras adequações presentes na proposta são: tarifa única; contratação de uma só empresa (permitido consórcio); adequação das linhas; criação da Central de Monitoramento e da matriz de riscos e indicadores de qualidade. O prazo da concessão será de 20 anos.

 

A proposta inicial foi elaborada a partir de um estudo realizado por uma empresa contratada. O documentou traz um mapeamento do sistema em operação e sugere mudanças. O principal objetivo é adequar o sistema de transpor às necessidades atuais e futuras do município. Hoje, por exemplo, as linhas não atendem toda a demanda, pois quando estas foram criadas muitos loteamentos não existiam.

Para responder ao questionário é preciso poucos minutos. “A participação, através da internet, possibilita que todos possam contribuir. É uma forma de ouvir o maior número de pessoas possíveis, antes de fechar o edital que irá para a licitação”, justifica Andréa. Para completar este processo, será realizada uma audiência pública, no mês de agosto, para debater as propostas.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade