img

Florianópolis, 26/04/2024




ECONOMIA

Fim da desoneração sobre folha de pagamento deve impactar geração de empregos de TI em SC

Publicado em 29/06/2015


Fim da desoneração sobre folha de pagamento deve impactar geração de empregos de TI em SC

A ACATE é solidária ao movimento Desoneração TIC, campanha lançada pelas entidades nacionais nas redes sociais.




O aumento da alíquota de contribuição sobre a folha de pagamento para empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deverá ter impacto negativo na geração de empregos em Santa Catarina.

Este é o posicionamento da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) com relação à decisão da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (24.06), que elevou de 2% para 4,5% a alíquota sobre a folha.

O setor, responsável por aproximadamente 20 mil empregos diretos em Santa Catarina e um faturamento superior a R$ 2,5 bilhões, terá dificuldade em manter o ritmo de crescimento e novas contratações com esta medida, afirma Guilherme Bernard, presidente da ACATE. “Esta medida, que representa um aumento de 125% na alíquota, vai na contramão da necessidade de geração de empregos qualificados, especialmente neste contexto de recessão econômica que o país enfrenta”, destaca. Em 2014, o setor de TI em Santa Catarina apresentou um crescimento de 15%, resultado que dificilmente será alcançado neste ano.

A entidade segue o posicionamento de entidades nacionais do setor, incluindo Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação ( Brasscom),  Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), que estimam uma perda, em todo o país, de cerca de 80 mil empregos nos próximos dois anos - um volume próximo das 88 mil vagas que a área de TI gerou no país nos últimos quatro anos.

Segundo as entidades, a substituição da incidência tributária é considerada uma medida estruturante para o setor de tecnologia e inovação pois fomenta o crescimento do país com a geração de empregos de alta qualificação e remuneração. Além disso, a renúncia arrecadatória em função da medida foi eliminada já no segundo ano após a redução da alíquota, contribuindo tanto para a recuperação fiscal da União quanto para o aumento da poupança nacional. A concentração de esforços das entidades nacionais e sindicatos patronais e de empregados será voltada, a partir de agora, ao Senado, na tentativa de se corrigir tal distorção.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade