img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

Médicos de Florianópolis suspendem atendimento nesta sexta-feira (29)

Publicado em 28/05/2015


Kauê Ribeiro
Médicos de Florianópolis suspendem atendimento nesta sexta-feira (29)



Categoria em Estado de Greve participa de assembleia geral para definir encaminhamentos, nesta sexta-feira (29), às 15 horas, no Hotel Floph.

Os mais de 350 médicos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis estão convocados pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) a participarem de assembleia geral na sexta-feira (29/5), às 15h, no hotel Floph, em Florianópolis. O encontro é a continuidade da assembleia que iniciou na terça-feira (26/05) para discutir a Lei Complementar 503, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores municipais. Na ocasião os médicos deliberaram por manter a assembleia em aberto até sexta-feira e entrar em Estado de Greve. No período da tarde de sexta-feira os atendimentos nas unidades de saúde serão suspensos (exceto nas UPAs).

Reivindicações

Os médicos solicitam que haja o enquadramento imediato da categoria na implantação da Lei Complementar 503, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores municipais. De acordo com estudos feitos pelos médicos, se o enquadramento funcional for correto, o Plano garantirá a suspensão dos descontos ilegais praticados há mais de uma década na folha de pagamento dos profissionais.

Reunião com prefeito

Os representantes do SIMESC participaram na quarta-feira (27/05) de reunião com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior e entregaram um ofício com as reivindicações da categoria. O prefeito comprometeu-se em responder o documento até sexta-feira. “Estamos confiantes que o prefeito honre a sua palavra e nos encaminhe a resposta antes da assembleia. A greve é sempre a nossa última alternativa”, afirma o presidente do SIMESC Cyro Soncini.

Greve servidores municipais

O SIMESC deixou opcional a participação dos médicos na greve dos servidores municipais. A maioria permanece exercendo as atividades.

Déficit de médicos

Por conta do desconto na remuneração dos médicos, muitos profissionais deixaram o serviço na capital. De acordo com levantamento no Diário Oficial, de julho de 2014 até o dia 19 de fevereiro deste ano foram somadas 24 exonerações e dos 70 médicos nomeados em concurso público, 40 desistiram. Além disso, houve seis aposentadorias, o que contribui para a falta de médicos na rede municipal de Florianópolis.

Carência de especialistas

Mais de 70% dos especialistas concursados estão com a carga horária reduzida ou já pediram licença, o que prejudica no número de atendimentos à população. “Alguns especialistas atuam em UPAs e o regime não permite a redução da carga horária, se não também teriam feito”, afirma o vice-presidente do SIMESC, César Ferraresi.

Serviço

O quê: Assembleia médicos de Florianópolis;
Quando: 29/05 sexta-feira;
Hora:15h;
Local: Hotel Floph - Rua Artista Bittencourt, 14 - Centro, Florianópolis.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade