img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

Médicos de Florianópolis suspendem atendimento nesta sexta-feira (29)

Publicado em 28/05/2015


Kauê Ribeiro
Médicos de Florianópolis suspendem atendimento nesta sexta-feira (29)



Categoria em Estado de Greve participa de assembleia geral para definir encaminhamentos, nesta sexta-feira (29), às 15 horas, no Hotel Floph.

Os mais de 350 médicos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis estão convocados pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) a participarem de assembleia geral na sexta-feira (29/5), às 15h, no hotel Floph, em Florianópolis. O encontro é a continuidade da assembleia que iniciou na terça-feira (26/05) para discutir a Lei Complementar 503, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores municipais. Na ocasião os médicos deliberaram por manter a assembleia em aberto até sexta-feira e entrar em Estado de Greve. No período da tarde de sexta-feira os atendimentos nas unidades de saúde serão suspensos (exceto nas UPAs).

Reivindicações

Os médicos solicitam que haja o enquadramento imediato da categoria na implantação da Lei Complementar 503, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores municipais. De acordo com estudos feitos pelos médicos, se o enquadramento funcional for correto, o Plano garantirá a suspensão dos descontos ilegais praticados há mais de uma década na folha de pagamento dos profissionais.

Reunião com prefeito

Os representantes do SIMESC participaram na quarta-feira (27/05) de reunião com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior e entregaram um ofício com as reivindicações da categoria. O prefeito comprometeu-se em responder o documento até sexta-feira. “Estamos confiantes que o prefeito honre a sua palavra e nos encaminhe a resposta antes da assembleia. A greve é sempre a nossa última alternativa”, afirma o presidente do SIMESC Cyro Soncini.

Greve servidores municipais

O SIMESC deixou opcional a participação dos médicos na greve dos servidores municipais. A maioria permanece exercendo as atividades.

Déficit de médicos

Por conta do desconto na remuneração dos médicos, muitos profissionais deixaram o serviço na capital. De acordo com levantamento no Diário Oficial, de julho de 2014 até o dia 19 de fevereiro deste ano foram somadas 24 exonerações e dos 70 médicos nomeados em concurso público, 40 desistiram. Além disso, houve seis aposentadorias, o que contribui para a falta de médicos na rede municipal de Florianópolis.

Carência de especialistas

Mais de 70% dos especialistas concursados estão com a carga horária reduzida ou já pediram licença, o que prejudica no número de atendimentos à população. “Alguns especialistas atuam em UPAs e o regime não permite a redução da carga horária, se não também teriam feito”, afirma o vice-presidente do SIMESC, César Ferraresi.

Serviço

O quê: Assembleia médicos de Florianópolis;
Quando: 29/05 sexta-feira;
Hora:15h;
Local: Hotel Floph - Rua Artista Bittencourt, 14 - Centro, Florianópolis.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...