img



GERAL

Médica explica quais os cuidados simples combatem a doença do Diabetes

Publicado em 12/11/2013


Médica explica quais os cuidados simples combatem a doença do Diabetes



Dia 14 de novembro, quinta-feira, é o Dia Mundial do Diabetes, doença muitas vezes silenciosa e que já atingiu aproximadamente 10 milhões de brasileiros, de acordo com os últimos estudos.

O segredo para combater a doença é a informação. Sê você tem vontade de urinar diversas vezes, cansaço inexplicável, muita sede, aumento do apetite, perda de peso, visão embaçada, câimbras, formigamento dos pés e infecções na pele e até falta de concentração  é melhor procurar um médico.

E não são apenas doces que são proibidos. Tem que dar atenção a ingestão de carboidratos, pois eles são transformados em glicose no sangue”, salienta a médica endocrinologista Adriana Striebel.

E isto significa cortar pizzas e massas sim. A diabetes é a incapacidade do pâncreas em produzir a quantidade de insulina necessária e, consequentemente, causa um aumento anormal do açúcar ou da glicose no sangue.

A médica explica que a doença pode causar algumas complicações como amputação de membros, cegueira definitiva e longo prazo para tratamento de diálise. "Entretanto, nunca é tarde demais para descobrir e tratar a doença", diz. Existem alguns métodos preventivos para a doença, como hábitos de vida, controle do peso, dieta alimentar balanceada, atividade física regular e ter controle periódico médico”, diz a profissional da clínica Young Soul.

A manifestação da doença é mais forte no tipo 1, de origem genética e normalmente desenvolvida na infância, mas os sintomas também aparecem no tipo 2, relacionado à obesidade e ao excesso de peso

Assim como o aumento de peso pode despertar a diabetes, a redução pode aliviar a sua ocorrência, o que é comum em pacientes que fazem cirurgias estomacais. 

Cuidado com as frutas
As frutas possuem açúcar natural, chamado frutose e, se ingerido demais, pode interferir na glicemia. Se o diabético quiser comer uma salada de frutas, o indicado é misturar no máximo três tipos diferentes e ingerir apenas duas colheres de sopas. A regra não é diferente para os sucos.

Tipos de diabetes
Tipo 1: mais frequente em crianças e adolescentes que desenvolvem anticorpos contra o próprio pâncreas.

Tipo 2: mais frequente em obesos, idosos e em pessoas com genética favorável. "Indivíduos com histórico familiar precisa de uma atenção ainda maior. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade