img

Florianópolis, 26/04/2024




ECONOMIA

Catarinenses têm menos dívidas e inadimplência cai no estado

Publicado em 07/08/2012


Catarinenses têm menos dívidas e inadimplência cai no estado



A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor em Santa Catarina, realizada pela Fecomércio e Confederação Nacional do Comércio, apontou que tanto as compras parceladas quanto as dívidas em atraso tiveram queda no estado no mês de julho.

 

O atual percentual de famílias com contas a pagar em Santa Catarina é de 85,9%. Redução tanto na comparação com o mês imediatamente anterior (86,9%) quanto na comparação com julho de 2011 (92,5%). Quanto à inadimplência, o movimento foi ainda mais descendente: de 20,2% em junho para 16% em julho. No mesmo período do ano passado, o índice estava em 25,4%.

Para a Fecomércio, explicam tal patamar: o aumento da renda das famílias; a preocupação em pagar dívidas antigas em vez de adquirir novas; e ainda as melhores condições de pagamento da economia brasileira, com menores taxas de juros e maiores prazos de pagamento.

Na avaliação da Fecomércio esta condição modifica o cenário do endividamento familiar no estado e possibilita às famílias a recuperação do consumo baseado no crédito neste segundo semestre. Assim, é provável que este incentivo à atividade econômica gere expansão das vendas através da contração segura de novas dívidas, de acordo com as expectativas do setor empresarial para este ano.

Endividamento

A parcela de famílias com compras a prazo caiu pelo segundo mês consecutivo no estado. De 88,2% em maio para 86,9% em junho, chegando aos 85,9% em julho.

Na análise por faixa de renda o comportamento é bastante semelhante. Nas famílias com rendimento menor a dez salários mínimos 86,3% possuem dívidas a pagar. Nos lares com renda superior aos 10 salários mínimos o percentual é de 84,8%.

A variação do ‘nível das novas dívidas’ em julho também demonstra a saúde financeira dos consumidores. Em julho do ano passado o percentual de famílias com muitas dívidas era de 50,8% e no mês passado foi de 44,9%. Atualmente está em 42,7%. Os mais ou menos endividados eram 50,8% em julho de 2011 e 31,9% no mês passado. Agora são 33,1%. Os que mantêm poucas contas a pagar eram 9,6% no mesmo período do ano passado; 10,1% em junho e no momento são 10,2%. Também é considerável o percentual de famílias que não possui compras parceladas a quitar: 14,1%.

Uma das principais fontes geradoras de compras a prazo são os bens duráveis. De valor mais elevado, geralmente são adquiridos através de parcelamento. Com a diminuição das novas dívidas nas famílias catarinenses, houve também queda na venda de automóveis, por exemplo. Em junho o financiamento de carros representava 20,1% dos compromissos financeiros familiares. Agora são 15,2%.

Em contrapartida, novamente o cartão de crédito ganhou força. Ele é o principal meio de pagamento a prazo das famílias no estado. Em julho ele é responsável por 70,1% das contas a pagar. Acréscimo de 11% em sua participação em relação a junho. Completam o quadro os financiamentos de imóveis (6,4%) e os carnês (5,7%).

O tempo de comprometimento com o pagamento das contas ficou estável na comparação mensal. Em junho o tempo médio era de 5,1 meses. Em julho são 5,2 meses. A maioria das famílias do estado também declarou estar comprometida com parcelas de menos de três meses (57,1%). Na sequência aparecem as famílias com comprometimento maior do que um ano (27,1%); entre seis meses e um ano (8,4%); e entre três e seis meses (7,4%).

Para quitar as parcelas adquiridas, as famílias de Santa Catarina disseram ter em julho grau de comprometimento médio de 29,3% de sua renda familiar, superior aos 28% de junho. Aqui, a Fecomércio avalia que, apesar do leve crescimento mensal, o grau de comprometimento com as dívidas ainda é seguro. O que torna muito remota a possibilidade dessas famílias endividadas se tornarem inadimplentes.

Inadimplência

Se a redução do endividamento chama atenção, a forte queda do percentual de famílias inadimplentes é também bastante relevante. O percentual de famílias catarinenses com contas em atraso caiu de 20,2% em junho e de 25,5% em julho de 2011 para 16% em julho deste ano, indicando que as famílias estão mais moderadas na busca pelo crédito. O que gera até mesmo maior segurança às empresas para expandir o crédito ao consumidor.

Das famílias com renda maior que dez salários mínimos, apenas 8,4% têm contas em atraso. Nas famílias com rendimento inferior a inadimplência é de 17,9%. Ainda o percentual de famílias inadimplentes que afirmou que vai pagar a totalidade das suas dívidas atrasadas cresceu de 32,1% em junho para 45,5% em julho, mostrando que os próximos meses podem registrar novas quedas da inadimplência. O percentual daqueles que afirmaram que não conseguirão pagar suas dívidas ficou em 26,8%. Melhor patamar do que os 34,9% registrados em junho. Completam a análise os 27,7% que pagarão parte de suas contas atrasadas.

Em relação ao tempo médio de atraso das contas, em julho também houve melhora mensal: em média 59,2 dias. Resultado melhor que o tempo médio registrado anteriormente (61 dias), sugerindo que os atrasos de prazo mais longo foram os mais quitados no mês de julho.

Também melhorou o percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas no futuro próximo. Em junho eram 7% e em julho o percentual foi aos 4,3%. Resultado bastante inferior aos 8,1% de julho do ano anterior.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade