img

Florianópolis, 26/04/2024




COMUNIDADE

Oficina de Documentários da UFSC tem inscriç?es reabertas em Florianópolis

Publicado em 13/07/2012


Oficina de Documentários da UFSC tem inscriç?es reabertas em Florianópolis



A fim de preencher todas as vagas, o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura da UFSC, reabre, por mais um dia, as inscriç?es para a ?Oficina de Formaç?o do Olhar para a Realizaç?o de Documentários?, a ser ministrada pela produtora e diretora Rosana Cacciatore.

 

As inscrições devem ser feitas pelo sistema online. Os interessados deverão acessar o formulário com ficha de inscrição que estará disponível no site www.dac.ufsc.br, link Cursos e Oficinas de Arte, na segunda-feira, dia 16 de julho, das 9 às 22 horas. Nesse mesmo período, para efetuar a inscrição, o interessado deverá providenciar o pagamento da taxa de matrícula de R$ 50,00. Todas as orientações para a inscrição online estão relacionadas nos “Procedimentos para Inscrições”.

A oficina será realizada nas dependências do DAC (Teatro/Igrejinha da UFSC) em três módulos, durante 10 dias, de 17 de julho a 1º de agosto, de terça a sexta-feira, das 19 às 22 horas, com total de 30 horas. Na edição deste ano, a oficina deverá chegar à etapa de produção, indo além da etapa de elaboração de projeto, como foi no ano passado. Há poucas vagas das 30 que foram oferecidas para a comunidade. Os interessados em participar da oficina devem ter no mínimo 18 anos.

A oficina de Documentário

Por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, a oficina tem como objetivo estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de imagens cinematográficas documentais, dando a ele uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema e preparando-o para produção de imagens

Conteúdo programático:

Módulo 1 – Breve introdução sobre a História do Cinema Documental

Este módulo deverá apresentar um panorama básico da História do Cinema Documental através da análise de excertos de alguns filmes que trouxeram grandes contribuições para formação de novos sentidos ao documentário, tais como Nanook of the North (1922) de Robert Flaherty, Homem da Câmara de filmar (1929) de Dziga Vertov, O triunfo da Vontade (1935) de Leni Rifensthal,  The Spanish Earth (1937) de Joris Ivens, Nuit et Bruillard (1955) de Alain Resnais, Primary (1960) de Bob Drew, Chronique d’un Êté (1961) de Jean Rouch e Edgar Morin, La Jetée de Chris Marker, “Simparelé” de Humberto Solas, “Glass” Bert Haanstra e “Crônica de uma desgraça”, de Miguel Torres

Módulo 2 – Tendências do Documentário Contemporâneo

Neste módulo será colocado à disposição do aluno um conjunto de diferentes cinematografias e abordagens do documentário na atualidade, através de obras de autores como Viktor Kossakovsky, Eduardo Coutinho, Cal Guimarães, João Salles, entre outros. Para além de proporcionar um panorama básico das tendências contemporâneas do documentário, este módulo deverá diretamente, incentivar e capacitar o aluno a desenvolver um projeto documental, no módulo seguinte.

Módulo 3 – Desenvolvimento de projeto

O conteúdo programático deste módulo é constituído pelas etapas fundamentais da concepção de um documentário. Noções de argumento, produção e realização, possibilitando ao aluno empreender um projeto documental, aplicando as especificidades desta prática fílmica.

Sobre a ministrante

Rosana Cacciatore, mestre em Teoria Literária com pesquisa em cinema, é diretora e produtora cinematográfica. Rosana também é professora de Comunicação e atua como instrutora em oficinas de produção e imagem.

Cursou disciplinas na Université de Paris VIII na área de cinema e fotografia. Atua profissionalmente no âmbito da academia e do mercado de trabalho. Como professora ministrou disciplinas e orientou projetos nos cursos de cinema, publicidade e jornalismo na Universidade do Sul de Santa Catarina por 10 anos. Entre as disciplinas ministradas estão argumento e roteiro, criação publicitária e teorias da imagem. Realiza atualmente oficinas de criação e produção de imagem para instituições culturais. Como profissional tem 25 anos de experiência, registrada no Ministério do Trabalho como diretora e produtora cinematográfica, realizou trabalhos de roteiro e direção de audiovisuais para publicidade, programas televisivos e artísticos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Como fotógrafa realizou trabalhos para Folha de São Paulo e outros jornais e publicações. Foi coordenadora de comunicação institucional no Diário Catarinense e Assessora de Comunicação da Fundação Franklin Cascaes. Atua nas Oficinas de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC como instrutora de fotografia.

Oficinas de Arte do DAC

A Oficina de Documentário faz parte do projeto de Cursos e Oficinas Livres de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, que tradicionalmente oferece oficinas abertas a toda comunidade nas mais diversas áreas como arte educação, artes visuais, cinema, música e teatro.

As informações sobre as demais oficinas a serem realizadas no início do segundo semestre de 2012, em agosto, serão divulgadas oportunamente no site do DAC: www.dac.ufsc.br e da UFSC:www.ufsc.br

O Departamento Artístico Cultural (DAC) faz parte da Secretaria de Cultura (Secult), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

SERVIÇO:

O QUE: Segundo período de inscrições online para a Oficina de Formação do Olhar para Realização de Documentários

QUANDO: dia 16 de julho de 2012, segunda-feira, das 9 às 22 horas. Veja os “Procedimentos para Inscrições” no site www.dac.ufsc.br

ONDE: Online, pelo site www.dac.ufsc.br, link Cursos e Oficinas de Arte.

QUANTO: Taxa de matrícula: R$ 50,00

REALIZAÇÃO DA OFICINA: de 17 de julho a 1º de agosto, de terça a sexta-feira, das 19 às 22 horas, com total de 30 horas.

ONDE: Dependências do DAC (Teatro / Igrejinha da UFSC), praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...