Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter


Capa do Portal da Ilha




Notícias


COMUNIDADE

Oficina de Documentários da UFSC tem inscrições reabertas em Florianópolis

Publicado em 13/07/2012 às 18:29:07

A fim de preencher todas as vagas, o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura da UFSC, reabre, por mais um dia, as inscrições para a “Oficina de Formação do Olhar para a Realização de Documentários”, a ser ministrada pela produtora e diretora Rosana Cacciatore.


Oficina de Documentários da UFSC tem inscrições reabertas em Florianópolis

 

As inscrições devem ser feitas pelo sistema online. Os interessados deverão acessar o formulário com ficha de inscrição que estará disponível no site www.dac.ufsc.br, link Cursos e Oficinas de Arte, na segunda-feira, dia 16 de julho, das 9 às 22 horas. Nesse mesmo período, para efetuar a inscrição, o interessado deverá providenciar o pagamento da taxa de matrícula de R$ 50,00. Todas as orientações para a inscrição online estão relacionadas nos “Procedimentos para Inscrições”.

A oficina será realizada nas dependências do DAC (Teatro/Igrejinha da UFSC) em três módulos, durante 10 dias, de 17 de julho a 1º de agosto, de terça a sexta-feira, das 19 às 22 horas, com total de 30 horas. Na edição deste ano, a oficina deverá chegar à etapa de produção, indo além da etapa de elaboração de projeto, como foi no ano passado. Há poucas vagas das 30 que foram oferecidas para a comunidade. Os interessados em participar da oficina devem ter no mínimo 18 anos.

A oficina de Documentário

Por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, a oficina tem como objetivo estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de imagens cinematográficas documentais, dando a ele uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema e preparando-o para produção de imagens

Conteúdo programático:

Módulo 1 – Breve introdução sobre a História do Cinema Documental

Este módulo deverá apresentar um panorama básico da História do Cinema Documental através da análise de excertos de alguns filmes que trouxeram grandes contribuições para formação de novos sentidos ao documentário, tais como Nanook of the North (1922) de Robert Flaherty, Homem da Câmara de filmar (1929) de Dziga Vertov, O triunfo da Vontade (1935) de Leni Rifensthal,  The Spanish Earth (1937) de Joris Ivens, Nuit et Bruillard (1955) de Alain Resnais, Primary (1960) de Bob Drew, Chronique d’un Êté (1961) de Jean Rouch e Edgar Morin, La Jetée de Chris Marker, “Simparelé” de Humberto Solas, “Glass” Bert Haanstra e “Crônica de uma desgraça”, de Miguel Torres

Módulo 2 – Tendências do Documentário Contemporâneo

Neste módulo será colocado à disposição do aluno um conjunto de diferentes cinematografias e abordagens do documentário na atualidade, através de obras de autores como Viktor Kossakovsky, Eduardo Coutinho, Cal Guimarães, João Salles, entre outros. Para além de proporcionar um panorama básico das tendências contemporâneas do documentário, este módulo deverá diretamente, incentivar e capacitar o aluno a desenvolver um projeto documental, no módulo seguinte.

Módulo 3 – Desenvolvimento de projeto

O conteúdo programático deste módulo é constituído pelas etapas fundamentais da concepção de um documentário. Noções de argumento, produção e realização, possibilitando ao aluno empreender um projeto documental, aplicando as especificidades desta prática fílmica.

Sobre a ministrante

Rosana Cacciatore, mestre em Teoria Literária com pesquisa em cinema, é diretora e produtora cinematográfica. Rosana também é professora de Comunicação e atua como instrutora em oficinas de produção e imagem.

Cursou disciplinas na Université de Paris VIII na área de cinema e fotografia. Atua profissionalmente no âmbito da academia e do mercado de trabalho. Como professora ministrou disciplinas e orientou projetos nos cursos de cinema, publicidade e jornalismo na Universidade do Sul de Santa Catarina por 10 anos. Entre as disciplinas ministradas estão argumento e roteiro, criação publicitária e teorias da imagem. Realiza atualmente oficinas de criação e produção de imagem para instituições culturais. Como profissional tem 25 anos de experiência, registrada no Ministério do Trabalho como diretora e produtora cinematográfica, realizou trabalhos de roteiro e direção de audiovisuais para publicidade, programas televisivos e artísticos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Como fotógrafa realizou trabalhos para Folha de São Paulo e outros jornais e publicações. Foi coordenadora de comunicação institucional no Diário Catarinense e Assessora de Comunicação da Fundação Franklin Cascaes. Atua nas Oficinas de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC como instrutora de fotografia.

Oficinas de Arte do DAC

A Oficina de Documentário faz parte do projeto de Cursos e Oficinas Livres de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, que tradicionalmente oferece oficinas abertas a toda comunidade nas mais diversas áreas como arte educação, artes visuais, cinema, música e teatro.

As informações sobre as demais oficinas a serem realizadas no início do segundo semestre de 2012, em agosto, serão divulgadas oportunamente no site do DAC: www.dac.ufsc.br e da UFSC:www.ufsc.br

O Departamento Artístico Cultural (DAC) faz parte da Secretaria de Cultura (Secult), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

SERVIÇO:

O QUE: Segundo período de inscrições online para a Oficina de Formação do Olhar para Realização de Documentários

QUANDO: dia 16 de julho de 2012, segunda-feira, das 9 às 22 horas. Veja os “Procedimentos para Inscrições” no site www.dac.ufsc.br

ONDE: Online, pelo site www.dac.ufsc.br, link Cursos e Oficinas de Arte.

QUANTO: Taxa de matrícula: R$ 50,00

REALIZAÇÃO DA OFICINA: de 17 de julho a 1º de agosto, de terça a sexta-feira, das 19 às 22 horas, com total de 30 horas.

ONDE: Dependências do DAC (Teatro / Igrejinha da UFSC), praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

Oficina de Documentários da UFSC tem inscrições reabertas em Florianópolis


Leia mais
 
Blumenau, Joinville e Capital cadastram 57,7 mil eleitores em junho

Há apenas um mês da abertura dos novos postos de atendimento biométrico de Joinville, Blumenau e Florianópolis, no total, foram cadastrados 57.774 eleitores em junho nas três cidades.

Prevenção do câncer: faça a sua parte

Atitudes simples, como a prática de exercícios e alimentação equilibrada estão entre as principais medidas que podem reduzir a possibilidade da doença.

Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que busca evitar furtos de celulares

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, aprovou na manhã desta terça-feira (30), o projeto de Lei 0192.2/2015, de autoria do Deputado Estadual, Valmir Comin.

1ª edição de inverno do Bloco de Carnaval Bloquete & Calma Beth traz o show do Grupo Jeito Moleque

A festa será open bar, e acontecerá no sábado, dia 11 de julho, no P12, em Jurerê Internacional. O show do Grupo Jeito Moleque está previsto para ter início às 19h.

Augusto Cury palestra em Florianópolis sobre “Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros”

Escritor com mais de 22 milhões de livros vendidos no Brasil, Augusto Cury, médico psiquiatra e psicoterapeuta, palestra em Florianópolis no dia 8 de setembro. Com publicações em mais de 60 países, Cury falará sobre o tema “Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros”.

Confira novas alterações nos horários do transporte coletivo de Florianópolis

O Consórcio Fênix informa que, conforme determinação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), algumas alterações de linhas, adequações de nomes e horários serão implementadas no transporte coletivo da Capital.

Cultura e responsabilidade ambiental serão temas do Arraiá da Casinha

Para comemorar os seis meses de atividade, aquecer os corações com uma fogueira e arrecadar fundos com o objetivo de viabilizar outros projetos, a Casa de Cultura Rio Vermelho vai fazer o primeiro ‘Arraiá da Casinha’, no próximo dia 5, a partir das 14h. As barraquinhas serão divididas entre comidas e bebidas típicas e o som vai ficar por conta da Banda (Fora) da Casinha.

São José passa a contar com o Fundo Municipal do Idoso

Com o tema “O Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por Um Brasil de Todas as Idades”, São José realizou a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Médicos municipais suspendem atendimento na tarde desta quarta-feira

Os mais de 350 médicos vinculados à secretaria municipal de Saúde de Florianópolis estão convocados pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) a participarem de assembleia geral na quarta-feira (01/07), às 14h no hotel Floph.

Prefeitura de São José lança nova consulta pública sobre proposta para o transporte coletivo

Atualmente, o sistema de São José é composto por 13 linhas que estão distribuídas pelas diversas regiões da cidade. Em 2014, mais de 204 mil pessoas foram transportadas por mês sendo que 7.269 eram estudantes. A linha do Diretão é responsável por transportar 1/3 dos usuários que utilizam o sistema.

Leia mais notícias

Comente a notícia



CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
CP GOMES
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
RÁDIO MAIS FLORIPA
SPORTSC
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
INOVAR SC
PRIMERTV

SERVIÇOS

CLUBE DOS AMIGOS
FALE CONOSCO

AG PORTAL

Portal Associado

 
Direitos Reservados (c) 1998-2015 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3091-2588 - imprensa@portaldailha.com.br