ESPORTES

Definidos os campeões das modalidades individuais dos Jogos Escolares 12-14 anos

Publicado em 23/06/2012 às 18:33:44

Foram conhecidos neste sábado os campeões do atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, badminton e xadrez da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) – 12 a 14 anos, que ocorrem desde sexta-feira (22), em Lages.



Siga o Portal da Ilha no Twitter e acompanhe também no Facebook

Neste domingo (24), dia do encerramento da competição, ocorrem as finais das modalidades coletivas: basquete, ciclismo, futsal, handebol e vôlei. Os campeões garantem vaga nas Olimpíadas Escolares – 12 a 14 anos, marcadas para setembro em Poços de Caldas (MG). Na rodada do sábado, atletas de Rio do Sul e de Blumenau garantiram classificação no badminton para a disputa nacional.

O riosulense César Filho, do Colégio Energia, ganhou todas as sete partidas e sagrou-se campeão vencendo na final, por 2 a 0, a Gabriel Vitor de Sousa, da Escola Municipal Machado de Assis, de Blumenau. Entre as meninas, destaque para Manoela Koepsel, do Colégio Sagrada Família, de Blumenau, que também venceu todos os seus sete jogos, inclusive a final, quando marcou 2 a 0 sobre Gabriela Creutzbeerg, do Colégio Hamonia, de Ibirama. No atletismo foram distribuídas 18 medalhas de ouro entre homens e mulheres.

Para Leonardo Guerreiro, da Escola Técnica do Comércio, de Tubarão, vencedor dos 75 metros rasos, a vitória foi uma resposta ao seu limite. “Ano passado fui 5º lugar, agora dei a volta por cima”, dizia eufórico com a medalha de ouro no peito. Shirley de Souza Francisco, ouro no feminino também nos 75 metros rasos, era outra que estava feliz: “Antes de competir, meu treinador disse que eu teria condições de vencer e isso aconteceu. Agora é ir para o brasileiro e pegar pódio”, disse, confiante. Confiança no potencial também esteve presente nas manifestações dos campeões do tênis de mesa.

Para Enzo Vinicius Nakashima, do Colégio Elias Moreira, de Joinville, vencedor no masculino, apesar de esperado, o título foi bastante difícil. “Estava confiante. Eu queria muito ganhar esta medalha”, confessou. Ele conquistou o ouro formando dupla com Alex Nascimento Silvério, que superaram a dupla Gustavo Pereira e Hiago Strapzzom, do Colégio Superação, de Videira. Para Aline Dias, da Escola Estadual Pedro Maciel, de Chapecó, que foi ouro no tênis de mesa feminino ao lado da amiga Giuliana Valentine, o titulo era algo que ela imaginava. “Antes de iniciar a competição, nós sabíamos que poderíamos vencer. E felizmente isso aconteceu”.

Em uma competição em que todos jogaram contra todos, a segunda colocação ficou com Heloísa Cabral e Thainá Friedrich, da Escola Elias Moreira, de Joinville. No ano passado, a equipe masculina de Videira havia conquistado a etapa estadual e representado o Estado nas Olimpíadas Escolares. E, no feminino, a dupla que jogou por SC na disputa nacional havia sido a de Joinville – inclusive com Heloísa sendo uma das integrantes da equipe.

A ginástica rítmica se encerrou neste sábado com Bárbara Souza, da Escola Autonomia, de Florianópolis, vencendo no aparelho bola e Alessandra dos Santos, da Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau, no aparelho arco. No ciclismo, estudantes de Brusque venceram nos dois naipes da prova dos 500 metros. Entre os homens, a conquista foi de Vinícius dos Santos, da Escola Estadual Monsenhor Gregório Locks, e entre as meninas, Mariana Marli Pereira, do colégio Cônsul Carlos Renaux.

Neste domingo será feita a prova do contrarrelógio. Na sexta-feira, primeiro dia de competição, foram definidos os vencedores da natação e do judô.

Definidos os campeões das modalidades individuais dos Jogos Escolares 12-14 anos


Leia mais ...