img

Florianópolis, 26/04/2024




CULTURA

Maratona Cultural 2012 vai celebrar o aniversário de Florianópolis

Publicado em 23/02/2012


PAULO LUIS CORDEIRO
Maratona Cultural 2012 vai celebrar o aniversário de Florianópolis

Da música ? dança, passando pelo cinema, teatro, artes plásticas e intervenç?es urbanas. Estes s?o os elementos que comp?em o pacote eclético de atraç?es da segunda ediç?o da Maratona Cultural de Florianópolis. Nomes consagrados no cenário nacional como Mutantes e o grupo de teatro ?Clowns de Shakespeare? integraç?o a programaç?o.




Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (23), no Auditório da Secretária de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, a ediç?o 2012 da Maratona Cultural de Florianópolis. O evento, que movimentará pela segunda vez a classe artística de Santa Catarina, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de março, e terá neste ano mais pontos de apresentaç?es.

A ediç?o 2012, que celebrará o aniversário de Florianópolis, levará para diferentes endereços uma vasta e diversificada programaç?o artística, completamente gratuita, com artistas de diversas regi?es de Santa Catarina, bem como oriundos de outros Estados e até mesmo da Argentina. Uma das novidades apresentadas foi o crescimento geográfico do evento, que passa a ter 30 pontos de atuaç?o, com apresentaç?es e intervenç?es na Praça de Canasvieiras, no Teatro Governador Pedro Ivo, na Galeria Flávia tronca, no cinema do CIC e na pista de skate da Trindade, além dos endereços da ediç?o anterior.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior, a Maratona Cultural comprovou ser um evento, que pela sua grandiosidade e sua qualidade, veio para ficar no calendário da cidade e do Estado. ?Conseguimos envolver toda a área cultural de Florianópolis e quando a sociedade abraça um evento como este, ele vira uma causa social. Por isso, tenho certeza que a ediç?o de 2012 será mais um sucesso, mais uma alegria para a populaç?o?, diz.

Os curadores da Maratona Cultural 2012, que ir?o selecionar as mais de 400 inscriç?es de grupos artísticos, peças de teatro, filmes, bandas e músicos, e demais manifestaç?es culturais s?o: Lígia Gastaldi e Emerson Gasperim (Música), Marisa Naspolini (Teatro), Marta César (Dança) e Guto Lima (Cinema).

As atraç?es selecionadas pela equipe de produtores também prometem mobilizar um diversificado público. Nomes tradicionais da música catarinense como Dazaranha, Reino Fungi, Samba aí, Marujo Cogumelo e Guinha Ramires integram a programaç?o de 63 shows de música durante os tr?s dias do evento. Nomes como Lenine, Mutantes, Neguinho da Beija-Flor e Edgar Scandurra (ex- Ira) completam a escalaç?o musical.

Esta segunda ediç?o da Maratona Cultural de Florianópolis também terá uma atraç?o internacional. A dança recebe os argentinos da Luis Garay e cia, que trazem para a capital catarinense seu espetáculo de dança contemporânea. Juntam-se a eles outras 30 apresentaç?es de grupos catarinenses que ser?o realizadas em diferentes pontos da cidade.

A primeira ediç?o da Maratona Cultural foi realizada em novembro, reunindo um público total de 120 mil pessoas, em 25 endereços, com 230 apresentaç?es de diversas artes, mais de 670 artistas locais e nacionais, num total de 36 horas de programaç?o. O comparecimento em massa do público aos espetáculos, peças e demais atividades artísticas propostas foi o principal fator motivador para a realizaç?o da segunda ediç?o, que realizada junto ao aniversário de Florianópolis, promete ser ainda mais grandiosa.

O evento, que é uma iniciativa da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Florianópolis Convention e Visitors Bureau junto com a Harmônica Arte e Entretenimento, levará para os quatro cantos da ilha uma vasta e diversificada programaç?o artística, completamente gratuita. E para esta nova ediç?o, algumas novidades já est?o confirmadas, como o aumento no número de palcos e endereços contemplados com as apresentaç?es, que também será ainda mais numerosas que na ediç?o estreante.









Shopping













Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...