img

Florianópolis, 26/04/2024




CULTURA

Livro e exposiç?o fotográfica divulgam pesca da tainha em Florianópolis

Publicado em 28/11/2011


Livro e exposiç?o fotográfica divulgam pesca da tainha em Florianópolis

Uma exposiç?o a céu aberto revela a beleza de uma tradiç?o cultural aut?ntica da Ilha de Santa Catarina.




A mostra fotográfica ?Nossa Pesca: um retrato da pesca da tainha em Florianópolis? será aberta nesta terça-feira, ?s 19h, no Palácio Cruz e Sousa, junto com o lançamento do livro de mesmo nome, de autoria dos fotógrafos Eduardo Cassol e Filipe Quintanilha.

Com curadoria de André Paiva, a exposiç?o reúne 30 telas, no formato banner, com imagens retratadas pelo livro. O material mostra a rotina dos pescadores e as diversas etapas que envolvem a pesca do peixe mais popular de Florianópolis, desde o preparo das redes ? contagem e distribuiç?o do pescado após os lances. A mostra fica aberta ? visitaç?o pública e gratuita até 22 de dezembro.

Já o livro integra um projeto cultural que visa ao registro da atividade, contribuído para a preservaç?o e valorizaç?o de um ícone local e de uma tradiç?o cultural de base açoriana no município. ?O objetivo é reavivar a identidade de Florianópolis, além de registrar um costume que é t?o característico da nossa Ilha. A pesca artesanal de tainhas é um patrimônio cultural que devemos preservar?, observa o produtor cultural Filipe Quintanilha.

A publicaç?o traz mais de 60 fotografias, feitas por Cassol e Quintanilha no período de maio a julho deste ano, acompanhadas de textos relatando o processo da pesca artesanal em algumas comunidades. ?No livro há também o registro do maior lance da temporada, um dos maiores dos últimos 30 anos: 45 toneladas, cerca de 30 mil tainhas, pescadas na praia da Lagoinha durante a madrugada?, conta o fotógrafo Eduardo Cassol.

Com tiragem de dois mil exemplares, a publicaç?o será distribuída a centros culturais, comunidades pesqueiras, bibliotecas, escolas e unidades educativas no município, patrocinadores e apoiadores do projeto. Cerca de 300 exemplares est?o reservados para distribuiç?o ao público no evento de lançamento.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...