img

Florianópolis, 29/04/2024




GERAL

Defesa Civil de Florianópolis: resumo das chuvas do final de semana

Publicado em 15/04/2024


Guilherme Bento/PMF
Defesa Civil de Florianópolis: resumo das chuvas do final de semana



Obras de drenagem mostram resultado na diminuição de alagamentos

A Prefeitura de Florianópolis divulga nesta segunda-feira o resumo das chuvas do final de semana, do dia 12 ao 15 de abril. No total, foram 271mm de chuva registrados em Florianópolis no período indicado. Entre os acontecimentos em decorrência do alto volume de água, não foram registradas ocorrências graves. “Apesar das grandes chuvas, percebemos uma evolução da cidade por conta das obras recentes em estruturas de drenagem e uma fluxo melhor do nível de água”, apontou o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, em reunião com a Defesa Civil. Nenhum serviço essencial do município foi afetado.

PRECIPITAÇÃO:
12/04 - 30mm
13/04 - 74mm
14/04 - 145mm
15/05 - últimas horas - 22mm

Foram 13 ocorrências de deslizamento ou correlatas na capital catarinense, nos seguintes bairros: Centro, Saco dos Limões, Ingleses, João Paulo, Canasvieiras, Saco Grande, Ribeirão da Ilha, Monte Verde, Costeira e Carvoeira. Os alagamentos se limitaram às vias crônicas, algumas delas com influência direta do nível do mar. Não há desabrigados, apenas 3 pessoas desalojadas de Ponta das Canas que precisaram ir para a casa de amigos ou familiares. Os caminhões de hidrojato atuaram nos pontos chaves de acúmulo de água, foram aproximadamente 7 maquinários por dia.

Obras de prevenção mostram resultado

Por meio da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, a Prefeitura de Florianópolis investe em obras de drenagem e macrodrenagem, para que ruas que constantemente alagam, não sofram mais com esse problema. No Rio Vermelho, a macrodrenagem conecta ruas e ajuda no escoamento de água das chuvas. Atualmente mais de 60% das obras estão concluídas, ainda assim, já foi possível ver a diferença na superfície. Ao todo são R$28 milhões de investimentos que contemplam nove vias na localidade com trabalhos de drenagem e pavimentação asfáltica. A limpeza de canais também contribui para evitar alagamentos. Em 2023, essa limpeza cresceu 55%, totalizando 245 km limpos.

Previsão para os próximos dias

Na segunda-feira (15), a circulação marítima começa a perder força, mas ainda é esperado um dia de bastante nebulosidade e períodos de chuva nas áreas litorâneas. Nestas áreas, permanece o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Quarta-feira o tempo deve estabilizar e o sol vai dar o ar da graça, assim como as temperaturas devem declinar. As informações são da Defesa Civil de Santa Catarina.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...