img



VARIEDADES

Encontros com nove árvores amazônicas é tema de exposição inédita em Florianópolis

Publicado em 29/04/2024


Silvana Macêdo
Encontros com nove árvores amazônicas é tema de exposição inédita em Florianópolis

9 Encontros é o nome da exposição da artista Silvana Macêdo




Silvana Macêdo abre 9 Encontros na quinta, 2 de maio, na Fundação Cultural BADESC

Pinturas a óleo e acrílica sobre tela e linho, pinturas em nanquim sobre papel, pinturas feitas com chá da casca de nove árvores sobre papel, séries fotográficas e coleção de material botânico coletado nas caminhadas da artista Silvana Macêdo pela Floresta Amazônica, integram a exposição 9 Encontros, que será aberta em 2 de maio na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A mostra inédita foi selecionada no Edital 2024. A entrada é gratuita.

As 40 obras reunidas na mostra individual fazem parte de uma série de trabalhos realizados durante a pesquisa de pós-doutorado da artista, intitulada Reflorestar a Si, desenvolvida no segundo semestre de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas, PPGLA/UEA, com apoio do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas PDBFF/INPA.

Com curadoria de Juliana Crispe, os trabalhos da exposição se desdobraram a partir de encontros com nove árvores medicinais amazônicas: Breuzinho (Protium heptaphyllum), Samaúma (Ceiba pentandra), Apuí (Ficus insipida), Castanheira (Bertholletia excelsa), Pau D’Arco (Handroanthus impetiginosus), Imburana de Cheiro (Amburana acreana), Mulateiro (Calycophyllum spruceanum), Massaranduba (Manilkara bidentata) e Carapanaúba (Aspidosperma nitidum).

“Iniciei um importante aprendizado sobre a medicina da floresta com uma miríade de pessoas que encontrei, desde a equipe de botânicos do PDBFF- INPA, quanto mateiros, curandeiras e indígenas conhecedoras de tradições originárias”, destaca a artista.

Silvana conta que o encontro com essas plantas é uma estratégia, como artista visual, de superação da mentalidade racionalista da sociedade industrial moderna patriarcal eurocêntrica capitalista que está na base da sua formação pessoal, acadêmica e artística. 

“Acho importante esse projeto circular em outras capitais brasileiras, sendo uma oportunidade de reunir pessoas interessadas neste encontro entre arte, ecologia e saberes medicinais tradicionais. Tanto que em agosto deste ano a mesma será exposta em Manaus”, completa.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis e a exposição 9 Encontros poderá ser visitada de graça até 20 de junho de 2024.

O projeto tem apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UDESC), Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA) e Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF/INPA) e parceria do AYA - Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais FAED/UDESC, Armazém – Coletivo Elza e do Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas, CEART/ UDESC.

 

Serviço:

Abertura 9 Encontros, da artista Silvana Macêdo

Data: 2 de maio (quinta-feira) – 19h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópoli/SC)

Visitação: até 20 de junho de 2024

Entrada Gratuita


Divulgação
Encontros com nove árvores amazônicas é tema de exposição inédita em Florianópolis










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade