img

Florianópolis, 29/04/2024




GERAL

Chuva persistente e volumosa continua no litoral catarinense até o próximo domingo

Publicado em 12/04/2024


Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Chuva persistente e volumosa continua no litoral catarinense até o próximo domingo



Desde a madrugada desta sexta-feira,12, a chuva ganhou força no Litoral de SC, sobretudo no Litoral Sul onde foram registrados volumes acumulados próximos a 100mm.

Esta condição de chuva persistente, volumosa e intensa por alguns momentos, se mantém ao longo do dia e também no final de semana, atingindo todo Litoral catarinense e áreas próximas, como o Médio e Baixo Vale do Itajaí. 

A circulação marítima e instabilidades na atmosfera são as responsáveis pela manutenção da chuva. Os períodos mais intensos devem ocorrer entre o final da tarde de sexta-feira e a manhã de sábado, 13, e entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, 14.

No Litoral e áreas próximas são esperados volumes acumulados de 150 a 200mm até o domingo,14, com pontuais em torno dos 250mm. Em parte dos Planaltos e Alto Vale do Itajaí, os volumes devem ficar entre 50 e 75mm até o domingo,14, pontualmente podendo superar esses valores.

Esses volumes de chuva trazem risco alto para ocorrência de alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nestas áreas o risco também é alto para enxurradas, ao longo do próximo final de semana, principalmente em áreas de cabeceira, onde o relevo favorece esse tipo de ocorrência. Cabe destacar ainda, o risco moderado para elevações pontuais em rios menores, como córregos e ribeirões, podendo ocorrer extravasamento, principalmente em áreas mais planas.

Considerando o acúmulo de precipitação previsto entre a quinta-feira,11 e o domingo 14, às condições geológicas de saturação do solo aumentam o risco de deslizamentos para muito alto na tarde de sábado,13 e o domingo,14, principalmente na região serrana do Litoral Sul e Grande Florianópolis. Contudo, ao longo do final de semana as condições meteorológicas auxiliam na fragilização do solo e trazem risco alto para deslizamentos nas demais porções de todo o litoral. Cabe destacar ainda, que o risco a movimentações de terra é moderado nas regiões do Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte.

A tendência indica que o tempo permaneça chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira, 16. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) reitera a necessidade de acompanhar diariamente as atualizações das notas, Avisos e Alertas emitidos pela SDC e Epagri/Ciram.

Recomendações para a população:

  • Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos; 
  • Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros;
  • Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro;
  • Para acompanhar os Avisos e Alertas Meteorológicos emitidos pela SDC, envie uma mensagem de texto para o número 40199 com o número do seu CEP.








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...