img

Florianópolis, 29/04/2024




COMUNIDADE

Autismo: informação e diálogo é o melhor caminho

Publicado em 12/04/2024


Divulgação
Autismo: informação e diálogo é o melhor caminho



Abril é o mês destinado a Conscientização do Autismo.

Sendo mais específica, no dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. E por isso, nada mais justo que falarmos um pouco sobre Autismo, uma vez que acreditamos que o conhecimento é libertador, pois ajuda o ser humano a atuar de maneira mais adequada às necessidades dos outros.

Vamos começar respondendo uma pergunta que escuto com frequência: aumentou os casos de autismo nos últimos tempos? Agora todo mundo é autista, como isso? E a resposta pra isso é sim, aumentaram os casos de autismo, e os principais motivos que podemos citar são: Primeiro, maior quantidade de serviços e profissionais capacitados para diagnosticar.

Segundo motivo são as mudanças nos critérios de diagnóstico onde ficou mais fácil para os profissionais separarem e identificarem com assertividade o autismo, assim os casos mais leves, por exemplo, que antes era muito fácil confundir com outros diagnósticos como o Déficit de atenção e hiperatividade, o famoso TDAH, passaram a não ser mais confundidos.

Outro fator são as mudanças ambientais. Sim, a idade materna ou paterna, consumo de alguns alimentos, depressão, uso de alguns medicamentos ou substâncias vem sendo cada vez mais associado com os fatores de causa para o autismo. Além de que, com a facilidade de informações, os pais têm identificado traços e características de autismo neles próprios. Por isso, também há cada vez mais adultos sendo diagnosticados.

Sei que ainda temos muitos caminhos a trilhar. Espalhar informação pode mudar um comportamento de estranhamento para uma mão que se estende acolhendo e entendendo o indivíduo dentro do espectro autista. Por isso busque informação, opte por lugares como o Square SC, em Florianópolis, que abre espaço para a causa, troque conhecimento e espalhe um movimento de inclusão por onde passar.

Por Tatiana Rodrigues, fonoaudióloga pediátrica da clínica Desenvolver









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...