img

Florianópolis, 29/04/2024




VARIEDADES

Luz e cor do século XIX: uma viagem gratuita ao Museu DOrsay com o Projeto Museus Virtuais

Publicado em 05/04/2024


Divulgação
Luz e cor do século XIX: uma viagem gratuita ao Museu DOrsay com o Projeto Museus Virtuais



A nova temporada oferece sessões que destacam os temas de maior sucesso ao longo dos anos, totalizando 12 sessões gratuitas durante 2024. Adicionalmente, serão realizadas 10 sessões escolares exclusivamente para alunos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

O Projeto Museus Virtuais, uma iniciativa que se destaca por democratizar o acesso à arte e à cultura, tem nova apresentação agendada para o dia 9 de abril, próxima  terça-feira, no Paradigma Cine Arte, localizado na SC-401, em Florianópolis/SC. Agendada para às 19h30, a sessão promete uma viagem envolvente pelo Museu D'Orsay (Paris), explorando a transformação da luz e cor na pintura do século XIX.

Durante o evento, os participantes serão conduzidos por uma jornada que destaca a revolução na pintura moderna, impulsionada por mestres como Manet, Monet, Renoir, Cézanne, Degas, Sisley, e Pissarro. Esses artistas, com suas técnicas inovadoras, abriram caminho para as futuras gerações, incluindo Van Gogh e Gauguin, que utilizaram a cor como uma expressão simbólica das emoções do artista. A apresentação enfatiza o significado histórico do Museu D'Orsay, conhecido como a “casa dos impressionistas”, e sua coleção sem igual, que continua a inspirar entusiastas da arte em todo o mundo.

“Acreditamos profundamente no poder transformador da arte e da cultura na vida das pessoas. Oferecer acesso gratuito a tesouros culturais de renome mundial, como o Museu D'Orsay, é uma forma de inspirar, educar e enriquecer nossa comunidade. Este evento é um convite para explorar a beleza e a profundidade da arte do século XIX, tornando-a acessível a todos”, diz Claudio Toscan, arte-educador que conduz os encontros. 

O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural e  viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com apoio cultural do Corporate Park. 


SERVIÇO

11ª Temporada Projeto Museus Virtuais

Quando: 9 de abril de 2024 (terça-feira)

Local: Paradigma CineArte - SC-401, 8600 - bloco 8 sala 2 - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis

Ingressos: gratuitos - respeitando a lotação do espaço.


Confira a sinopse da sessão 

SESSÃO 03 - terça 09/04/2024

Horário: 19h30

Temática: Museu D'Orsay: A Luz e a Cor na Pintura do Século XIX
Sinopse: O nascimento da pintura moderna esteve relacionado às novas interpretações e usos da luz e da cor pelos pintores. A antiga Estação D’Orsay, transformada em museu, tornou-se a “casa dos impressionistas”, um grupo de artistas que se reunia para pintar ao ar livre durante o dia e discutir os rumos da arte nos cafés de Montmartre durante a noite. Manet, Monet, Renoir, Cézanne, Degas, Sisley, Pissarro... revolucionaram a pintura na segunda metade do século XIX e influenciaram a nova geração de pintores como Van Gogh e Gauguin que fizeram da cor um elemento expressivo, simbólico para revelar as emoções do artista.. Muitas de suas obras-primas serão vistas neste passeio virtual por um dos mais visitados museus do mundo.


Divulgação
Luz e cor do século XIX: uma viagem gratuita ao Museu DOrsay com o Projeto Museus Virtuais










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...