img



TURISMO

Governo de SC autoriza a concessão de uso e exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro

Publicado em 20/06/2024


Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Governo de SC autoriza a concessão de uso e exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro



Na abertura do roteiro com uma série de entregas do Estado para a Serra catarinense, o governador Jorginho Mello assinou, nesta quinta-feira, 20, o decreto que autoriza a concessão do Mirante da Serra do Rio do Rastro, um dos pontos turísticos mais icônicos do estado.

A iniciativa faz parte de um plano estratégico para melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos aos visitantes, garantindo uma experiência mais segura e agradável. O evento aconteceu em Bom Jardim da Serra e reuniu diversas autoridades locais e estaduais.

“Vamos colocar a Serra catarinense no patamar que ela merece. Temos cidades com vários locais de visitação, bons vinhos e uma culinária espetacular. Precisamos divulgar mais tudo isso e atrair mais turistas pra região. Esse passo que estamos dando hoje aqui com o mirante é o início da transformação que vamos fazer”, disse o governador Jorginho Mello.

Do mirante, localizado em Bom Jardim da Serra, é possível contemplar a Serra do Rio do Rastro, famosa por seu trajeto sinuoso cortando as montanhas. A concessão visa atrair investimentos privados para modernizar o local, implementar novos serviços e potencializar o turismo na região. O edital prevê a administração, operação e manutenção com a expectativa de investimentos significativos em infraestrutura e serviços.

O processo de concessão foi construído pela secretaria de Estado da Fazenda, secretaria de Estado do Turismo e SCPar. O Governo do Estado ouviu as demandas das comunidades envolvidas, por meio de audiência pública, e fez a reestruturação do projeto, que havia sido iniciado em 2021. A AMURES – Associação dos Municípios da Serra Catarinense também auxiliou na elaboração da minuta da licitação.

Na Parceria Público Privada a empresa vencedora se compromete a investir parte da sua receita em ações de conscientização e preservação do meio ambiente. A licitação prevê ainda que o projeto terá que garantir acesso gratuito dos visitantes ao mirante.

O governador Jorginho Mello destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

“A Serra do Rio do Rastro é um patrimônio natural de Santa Catarina, e queremos proporcionar uma estrutura que esteja à altura de sua beleza. A concessão vai permitir que investidores tragam melhorias, aumentando o conforto e a segurança dos turistas, além de fomentar a economia local com a geração de empregos e renda”, afirmou o governador.

A expectativa é que o processo de concessão atraia empresas com experiência em gestão de destinos turísticos, garantindo um serviço de qualidade e sustentável. O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, ressaltou que a concessão do Complexo do Mirante da Serra do Rio do Rastro faz parte de uma série de ações voltadas para fortalecer o turismo em Santa Catarina, valorizando seus recursos naturais e culturais.

“O novo projeto ficou mais atrativo aos investidores privados, por reduzir o investimento mínimo obrigatório, que inicialmente era previsto para mais de R$ 100 milhões. Um investimento de valor obrigatório tão alto, além de afastar da competição boa parte dos investidores, inclusive os investidores catarinenses, acabaria por forçar a realização de obras de grande porte, que não é o que nós queremos para o local. A ideia é ter uma estrutura integrada com a natureza”, esclarece o secretário de Turismo Evandro Neiva.  

Em breve o edital estará disponível para consulta pública e as empresas interessadas poderão apresentar suas propostas nos próximos meses. Com a conclusão do processo, o governo espera que as obras de melhoria comecem ainda este ano, transformando o Mirante da Serra do Rio do Rastro em um destino turístico de referência nacional e internacional.


Leo Munhoz/Secom
Governo de SC autoriza a concessão de uso e exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro










Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade