img



COMUNIDADE

Dia mundial sem tabaco: estudos do CEPEN trazem novas esperanças ao tratamento de câncer de pulmão

Publicado em 28/05/2024


Getty Images
Dia mundial sem tabaco: estudos do CEPEN trazem novas esperanças ao tratamento de câncer de pulmão



No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, especialistas e instituições de saúde intensificam os alertas sobre os perigos do tabagismo, incluindo o uso crescente de cigarros eletrônicos entre os jovens.

A data é uma oportunidade crucial para conscientizar a população sobre os riscos do consumo de tabaco e incentivar ações para a cessação do hábito de fumar.

O tabagismo é uma doença crônica caracterizada pela dependência física, psicológica e comportamental à nicotina. Junto à nicotina, mais de 4.720 substâncias tóxicas são inaladas, muitas das quais são cancerígenas. Cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao consumo de derivados do tabaco, e fumantes têm um risco 10 vezes maior de desenvolver essa doença em comparação aos não fumantes, segundo o Ministério da Saúde.

“A ligação entre tabagismo e câncer de pulmão é enorme, assim como a relação entre outros cânceres, como boca e garganta, bexiga, esôfago e estômago. Estima-se que cerca de um quarto das mortes de câncer no mundo tenham relação com o cigarro. O cigarro é a causa de câncer mais prevenível que existe. Se alguém fuma, parar de fumar é o maior bem que ela pode fazer por ela mesma”, explica o médico Rafael Barreto, oncologista do CEPEN - Centro de Pesquisa e Ensino de Santa Catarina.

Cigarros eletrônicos: uma falsa sensação de segurança

Recentemente, o uso de cigarros entre os mais jovens foi substituído pelo cigarro eletrônico, que, ao contrário do que muitos pensam, não é uma alternativa segura. De acordo com Barreto, “os cigarros eletrônicos costumam conter nicotina, que é a substância que vicia o usuário no dispositivo. Eles podem não possuir muitas das substâncias cancerígenas decorrentes da queima do tabaco, mas contêm outras substâncias sabidamente cancerígenas. Além disso, a vaporização dos solventes e aditivos pode causar fibrose pulmonar e outros danos graves à saúde.”

Estudos inovadores

O CEPEN está atualmente conduzindo um estudo pioneiro para pacientes com câncer de pulmão do tipo não-pequenas células e metastático. O estudo, denominado Keyvibe 003, investiga a eficácia do vibostolimabe, um novo medicamento, em combinação com o já aprovado pembrolizumabe.

Os pacientes envolvidos não devem ter recebido tratamentos prévios para câncer de pulmão, a não ser que realizados antes da recidiva da doença. "Este estudo oferece uma nova esperança para pacientes com câncer de pulmão, especialmente aqueles que apresentam positividade para PD-L1, uma característica determinada pela própria pesquisa," explica Dr. Rafael.

Juraci Pondello, de 74 anos, é um exemplo de esperança e recuperação. Ex-fumante, Juraci começou a sentir sintomas de tosse persistente, que resultou no diagnóstico de câncer de pulmão. Após iniciar os estudos no CEPEN, ela experimentou uma melhora significativa. "Com o tratamento, me sinto mais forte, já consigo fazer caminhadas e não sinto mais falta de ar como antes," relata Juraci, com gratidão e otimismo renovados. Ainda de acordo com o médico, a doença de Juraci regrediu e os exames já apresentam resultados animadores. 

Para mais informações sobre o estudo do CEPEN e como participar da pesquisa, basta acessar o site www.cepen.org.br ou entrar em contato diretamente com a instituição.

Sobre o CEPEN

Fundado em 1998, o CEPEN desempenha um papel essencial na busca de tratamentos contra o câncer por meio da realização de estudos clínicos em Santa Catarina. Com mais de 200 protocolos de pesquisa tratados ao longo dos anos, a instituição tem contribuído significativamente para avanços no tratamento do câncer, beneficiando milhares de pacientes.

Mais informações em: www.cepen.org.br


Divulgação
Dia mundial sem tabaco: estudos do CEPEN trazem novas esperanças ao tratamento de câncer de pulmão

Dr. Rafael Barreto, oncologista do CEPEN









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade