img



GERAL

Representatividade, entrega de medalhas e solidariedade marcam evento de 109 anos da ACIF

Publicado em 17/05/2024


Renato Gama
Representatividade, entrega de medalhas e solidariedade marcam evento de 109 anos da ACIF

Auditório do CIC lotado para Aniversário de 109 anos da ACIF




A festa, que reuniu centenas de empresários e autoridades, também arrecadou cerca de 2 toneladas de alimentos às vítimas das enchentes no RS

Uma noite marcada de emoção, reconhecimentos, inspiração e muita solidariedade. Assim foi a comemoração do 109º aniversário da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), realizada no Teatro Ademir Rosa (CIC), na última quarta-feira, 15. Com um público estimado em mil pessoas, o teatro estava repleto de autoridades, empreendedores e formadores de opinião de Floripa e de outras cidades do país. Com uma programação diversificada, que incluiu palestra e apresentação musical, o evento teve o seu ápice ao homenagear personalidades da Capital, com a entrega das tradicionais medalhas concedidas pela entidade.

As condecorações são outorgadas a pessoas físicas ou jurídicas, que se destacaram no último ano e contribuem significativamente para a sociedade de Florianópolis. Em honra ao fundador e primeiro presidente da ACIF, a Medalha Emílio Blum foi entregue à ACATE e ao renomado jornalista Roberto Alves. A primeira, pela referência nacional e internacional quando o assunto é tecnologia. O jornalista, pelos mais de 70 anos dedicados à carreira, seja na televisão, rádio, jornal ou digital.

A Medalha Carl Hoepcke, dedicada ao legado empreendedor da cidade, foi conferida à Cervejaria Unika e ao Restaurante Lindacap, destacando as atividades empresariais e econômicas de ambas empresas para a capital. A Única, por ser uma das cervejarias artesanais que mais cresce no estado e pelas premiações recebidas. O restaurante, pela história de superação e pelo alto padrão gastronômico, além de ser palco de grandes encontros de negócios.

O empresário Walter Osli Koerich, aos 90 anos de idade, subiu ao palco do CIC para receber, emocionado, a Medalha Ordem do Mérito Empresarial, pelo notável trabalho no fortalecimento da economia local, na criação de empregos, na fundação do bairro Kobrasol, em São José, e pela assinatura do primeiro shopping da capital catarinense, o Beiramar Shopping, que completou 30 anos. O protocolo do evento foi quebrado para homenagear um colaborador com 44 anos da ACIF, o querido jornalista Manoel Timóteo de Oliveira, o Maneca. Além de ter atuado na entidade nas áreas de comunicação, eventos e relações públicas, Maneca teve uma contribuição significativa na história da comunicação em Santa Catarina. Durante todas as homenagens, o duo Sonido Clube, animou a plateia com uma seleção de clássicos do rock internacional.

Empreendedorismo marca pronunciamentos

O presidente do Conselho Superior da ACIF, Rodrigo Rossoni, destacou a força do empreendedorismo, aliado ao associativismo, e ressaltou a importância de agir em prol de um propósito maior. "Empreendedor é aquela pessoa que se sente responsável e, junto com a responsabilidade, vêm muitos sacrifícios. Mas também vem muito movimento, vem ação. Empreendedor está sempre disposto a agir e não pode parar. E esse é um dos propósitos da ACIF", enfatizou Rossoni.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, ressaltou a representatividade e o compromisso da ACIF com o crescimento e desenvolvimento da cidade. "A ACIF representa para a cidade crescimento e desenvolvimento. As pessoas, às vezes, me perguntam como Florianópolis dá tão certo, como é que cresce tanto. E eu sempre digo que Florianópolis é assim porque tem uma classe empresarial e empreendedora diferente do resto do Brasil. Nós temos empreendedores com espírito público, empreendedores que trabalham para suas empresas fazendo-as crescer, mas também trabalham para sua cidade", declarou o prefeito.

Elson Otto, presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), enalteceu a ACIF como o pilar do associativismo catarinense, defendendo os interesses dos empreendedores e impulsionando o desenvolvimento econômico da região. 

Solidariedade e Palestra Inspiradora

A entrada ao evento foi gratuita, mas a ACIF sugeriu que os convidados contribuíssem com 2 quilos de alimentos não perecíveis, para serem doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). O montante arrecadado, de 2 toneladas, será encaminhado ao estado vizinho em parceria ao Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC) e a Fundação Rede Solidária Somar Floripa

Ainda, em favor do bem-estar coletivo, a ACIF vai promover, junto a outros parceiros, a “Corrida Solidária pelo Rio Grande do Sul”.  Sportsland Brasil, Oakberry, Jurerê Open Shopping, Ironman Florianópolis, Ticket Sports, ACORSJ e Instituto Endurance ON apoiam a realização da corrida, que será no sábado, dia 1º de junho, em Jurerê Internacional. Toda a renda obtida com a inscrição do evento será doada às vítimas das enchentes do estado vizinho. As inscrições estão abertas no site da Ticket Sports. 

Como parte da programação, o evento recebeu uma palestra inspiradora do atleta Bruno Fontes, reconhecido velejador e técnico olímpico confirmado nas Olimpíadas Paris 2024. Bruno compartilhou sua jornada de sucesso, enfatizando a importância do empreendedorismo para os atletas e citou a sua própria trajetória como exemplo de perseverança e disciplina.

"Um atleta de sucesso tem que ser um bom empreendedor também. Para o atleta, não basta só praticar o esporte e ser vitorioso. Ele tem que empreender, relacionar-se com patrocínios, entender valores das empresas. Então, eu fui sempre mais do que um atleta, fui um empreendedor, conduzindo minha jornada longa de cinco ciclos olímpicos, participando de quatro Olimpíadas", compartilhou Fontes.

Um ano de gestão: crescimento e inspiração

O presidente da ACIF, Célio Bernardi, ao fazer um balanço de um ano de gestão, expressou seu orgulho pelo crescimento da entidade, que nos últimos 12 meses associou cerca de 800 novas empresas. O crescimento de 18% reflete na soma de 540 voluntários e 23 núcleos. Nesse um ano, foram realizadas mais de 250 ações em prol da competitividade dos negócios e da melhoria do ambiente de negócios. Atualmente, a ACIF conta com mais de 5 mil empresas vinculadas. 

“Olhar para trás e ver como ultrapassamos a marca de 5 mil empresas vinculadas à ACIF é motivo de grande orgulho. Mas mais do que números, são as histórias por trás desses empreendimentos que nos inspiram. Cada uma delas é uma prova viva do potencial ilimitado que reside em cada um de nós quando nos unimos em torno de um propósito maior. Ao longo deste último ano, testemunhamos feitos extraordinários e vamos continuar atentos às bandeiras e dores dos nossos associados, sendo a voz ativa do empresariado. Nosso compromisso é seguir impulsionando o desenvolvimento econômico e social, apoiando as empresas em seus desafios e oportunidades.”, disse o presidente da ACIF, Célio Bernardi, que destacou em sua apresentação a importância do apoio de diretores e conselheiros para o sucesso da entidade.


Renato Gama
Representatividade, entrega de medalhas e solidariedade marcam evento de 109 anos da ACIF

Sr. Walter Osli Koerich recebendo medalha


Renato Gama
Representatividade, entrega de medalhas e solidariedade marcam evento de 109 anos da ACIF

Presidente da ACIF Célio Bernardi discursando









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade