img



VARIEDADES

Gustavo Nazareno é o convidado do Instituto Conversa nesta terça-feira (07), em Florianópolis

Publicado em 06/05/2024


Divulgação
Gustavo Nazareno é o convidado do Instituto Conversa nesta terça-feira (07), em Florianópolis

Gustavo Nazareno




Uma produção artística que aproxima a história da arte, o sincretismo religioso e a moda, um artista - Gustavo Nazareno - que se faz conhecer em Santa Catarina por intermédio de "Exu", a única obra de sua autoria inserida na exposição "Etérea"que permanece aberta com entrada gratuita até 29 de junho, no Instituto Collaço Paulo - Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC).

Amanhã, dia 7, às 17 horas, ocorre mais um Instituto Conversa, programa do Núcleo Educativo que oferece uma oportunidade para conhecer Nazareno. Intitulada “Entre o Ancestral e o Contemporâneo”, a conversa será realizada em formato híbrido com a mediação de Marcello Carpes no Instituto Collaço Paulo e o artista falando virtualmente de São Paulo. Com entrada gratuita, a participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas.

Embora obra única na mostra “Etérea”, “Exu” impacta os visitantes pela dimensão da representação afrodescendente, pela qualidade da pintura, na qual as cores preta e vermelha alcançam infinitas tonalidades, pelo misterioso olhar dessa divindade do candomblé, entidade da criatividade e da comunicação, orixá do movimento. Imponente, a tela se sobrepõe no espaço expositivo. Sobre essa obra específica, bem como o próprio trabalho e a produção contemporânea são os temas centrais desta fala que também transitará pelo atual momento, a carreira e suas influências.

Mineiro, 30 anos, Gustavo Nazareno vive e atua em São Paulo, empenhado em uma trajetória que inicialmente chama a atenção no circuito internacional, pois a primeira exposição individual ocorreu em Londres. Seus trabalhos transitam entre ancestralidade e fé. O lápis e o pincel são suas principais ferramentas para constituir desenhos de pinturas provocativas em favor de reflexões sobre o racismo, a tolerância religiosa, o Brasil do momento atual. O portfólio do artista aponta um panteão de orixás representados, além de Exu e temas vinculados a oferendas. Também aparecem, entre outros, Oxóssi, Ogum, Iku, esse orixá das passagens na cultura afro-brasileira.

A experimentação técnica e o virtuosismo dos desenhos e pinturas de Nazareno conquistaram o mercado brasileiro e a cena internacional. Além de Londres, ele já expôs na Itália e nos países africanos Tunísia e Gana. Com agenda cheia, ele se prepara para expor neste ano, em junho e setembro, em Milão, na Itália, e em 2025, estará no The DuSable Black History Museum and Education Center, em Chicago, nos Estados Unidos. “Vou unir muitas pesquisas para fazer uma exposição gigante”, diz ele em entrevista exclusiva para o site do instituto (https://institutocollacopaulo.com.br/arte-e-espiritualidade/).

Exposição Etérea

A mostra, aberta até 29 de junho, reúne cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos que se aproximam pelo sagrado. Os trabalhos se situam entre os séculos 14 e 21 e abarcam distintas materialidades e linguagens – bronze, cerâmica, madeira, pintura, escultura, entre outras. Uma atenta percepção do espectador acionará relações entre ritos, mitos e símbolos religiosos, um modo como as tradições religiosas adotaram para se comunicar com os fiéis. Entre tempos imemoriais, o antigo e a atualidade, com “suas heterogêneas abordagens”, como diz a curadora Francine Goudel, a exposição propõe conexões entre aspectos materiais e espirituais de gerações distintas, ajudando, quem sabe, a conhecer e apreender o mundo e a existência sob uma nova ótica.

A iniciativa conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

 

Serviço

O quê: Instituto Conversa, “Entre o Ancestral e o Contemporâneo”, com Gustavo Nazareno

Quando: Amanhã, 7.5.2024, 17h às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

 

O quê: exposição "Etérea"

Quando: Até 29.6.2024; seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48)  3025-4058

Quanto: gratuito


Divulgação
Gustavo Nazareno é o convidado do Instituto Conversa nesta terça-feira (07), em Florianópolis










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade