img

Florianópolis, 20/04/2024




TECNOLOGIA

FGTS Digital entra em vigor a partir de 1° de março

Publicado em 26/02/2024


Divulgação
FGTS Digital entra em vigor a partir de 1° de março



Novidade aguardada por empregadores vai agilizar o processo de individualização na conta do trabalhador

"O futuro é esse: todas as declarações ao Governo estão convergindo para o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial)", afirma Elaine Antunes, Analista de Negócios da WK, empresa especializada em ERP com 40 anos de experiência no setor. Em entrevista, Elaine explica sobre o FGTS Digital: a nova forma de recolhimento do FGTS que vai facilitar e simplificar a vida dos empregadores, utilizando informações do eSocial como base de dados, em vigor a partir do dia1° de março.

Segundo a especialista, essa é uma novidade bastante aguardada pelos empregadores. "O processo anterior, da SEFIP/GRRF/Conectividade Social, era muito moroso. Agora a entrega é simplificada e centralizada em um só sistema digital", diz.

As guias mensais, emitidas no portal do FGTS Digital, terão vencimento até o dia 20 do mês seguinte à competência e o PIX foi escolhido como ferramenta de pagamento do FGTS a partir do novo sistema. Ele vai garantir confiabilidade, agilidade e facilidade, otimizando o processo de individualização na conta do trabalhador.

A plataforma conta com algumas ferramentas para facilitar o dia a dia do empregador, como: emissão de guias rápidas e/ou personalizadas; consulta de extratos de pagamentos realizados; individualização dos extratos de pagamento; verificação de débitos em aberto; e pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

Além disso, serão criados sistemas próprios para gerenciar, controlar e automatizar os procedimentos de restituição e/ou compensação de valores pagos indevidamente. "Isso oferece mais facilidade para que o empregador possa efetuar compensação ou recuperação desses valores. Uma melhoria significativa nesse processo", comenta Elaine.

Segundo a profissional, a Caixa Econômica Federal continua participando do processo. "A instituição será responsável pela gestão das contas dos trabalhadores. A diferença é que não será mais utilizado o sistema dela para o envio dos dados. Agora, a Caixa vai recebê-los do FGTS Digital"

O envio de informações como admissões, alterações cadastrais e contratuais, desligamentos e, principalmente, as remunerações serão utilizadas para a geração das guias. Mas Elaine diz que é importante esclarecer que o sistema não é o mesmo. "O eSocial e o FGTS Digital são sistemas integrados. Por isso, as informações declaradas mensalmente ao Governo por meio do eSocial são recebidas automaticamente pelo FGTS Digital. Quando enviamos um evento de remuneração ao sistema do eSocial e recebemos o evento de retorno S-5003 (Informações do FGTS por Trabalhador), essa informação também é enviada ao FGTS Digital para geração da guia", explica.

Outra praticidade do sistema é que não há mais a necessidade de geração e nem a utilização do PIS dos trabalhadores, que serão identificados exclusivamente pelo CPF. A CAIXA fará a unificação das atuais contas vinculadas dos trabalhadores com os respectivos CPFs.

Para os empregadores que ainda não acessaram o FGTS Digital, Elaine explica que é necessário realizar o cadastro gratuitamente de uma conta no portal gov܂br. "Esta conta pode ser criada com uma senha definida no próprio portal ou por meio de um certificado digital", diz. Por fim, a profissional pontua que o acesso ao FGTS Digital com usuário e senha cadastrados na conta gov܂br será permitido apenas se a pessoa, física ou jurídica, tiver o selo de confiabilidade com nível prata ou ouro.

Sobre a WK:

A WK desenvolve um software de gestão empresarial (ERP) 100% integrado e com foco na autonomia dos usuários. Fundada em 1984, foi uma das empresas pioneiras em inovação em Blumenau (SC). Hoje, especialista na área contábil e fiscal, possui mais de 100 mil cópias comercializadas em todo o país, mais de 60 canais ativos, mais de 7 mil empresas usuárias da solução em todo o país e um time com cerca de mil pessoas envolvidas.

Seu principal produto é o WK Radar, uma solução de ponta a ponta que integra todas as áreas da empresa: vendas, finanças, materiais, produção, custos, serviços, controladoria, RH, BI e qualidade, sendo adaptável às necessidades e à realidade de empresas de diversos segmentos e portes. O software inova pela eficiência de resultados, usabilidade das ferramentas e aderência a projetos, focando no empoderamento do usuário para que ele tenha capacidade para atender suas próprias demandas, simplificando o seu dia a dia.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade