img

Florianópolis, 29/04/2024




CIDADES

Último fim de semana de fevereiro terá sol e chegada de frente fria

Publicado em 23/02/2024


Ricardo Wolffenbüttel / Secom
Último fim de semana de fevereiro terá sol e chegada de frente fria


O último fim de semana de fevereiro começa ensolarado em Santa Catarina. Neste sábado, 24, as temperaturas sobem rapidamente, com máximas que podem superar os 30°C em todas as regiões. De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), risco de chuvas intensas nas áreas de encosta no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Isso ocorre devido à intensificação da circulação marítima. Nestas áreas, o risco é moderado para alagamentos e enxurradas pontuais entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, a combinação de calor e umidade provoca temporais isolados à noite, mas o risco é baixo para danos na maior parte das regiões.

De acordo com a equipe de meteorologia da SDC, “essas chuvas são conhecidas como chuvas orográficas e são causadas pelo encontro do ar úmido vindo do mar com as montanhas. Quando o vento empurra as nuvens para as áreas montanhosas, elas são forçadas a subir e se resfriar, liberando sua umidade na forma de chuva. Portanto, essa intensificação da circulação marítima pode causar chuvas volumosas em determinadas áreas, especialmente nas encostas das montanhas”.

No domingo, 25, e segunda-feira, 26, a aproximação de uma frente fria litorânea intensifica os ventos nas áreas costeiras, favorecendo a nebulosidade na região. Com o tempo fechado, as temperaturas caem um pouco no litoral em relação aos dias anteriores. Ao longo do período mantém o risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais, assim como destelhamentos e danos na rede elétrica, devido às condições de tempo severo de forma isolada a partir da tarde, que pode se estender no decorrer da noite e madrugada.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não atravesse ruas alagadas; 
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade