img

Florianópolis, 28/04/2024




TECNOLOGIA

Jornalista da Epagri vai representar Santa Catarina em prêmio nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado em 12/01/2024


Divulgação
Jornalista da Epagri vai representar Santa Catarina em prêmio nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação



A jornalista Cinthia Andruchak Freitas, da Epagri, é a profissional de comunicação selecionada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para representar o estado na Etapa Nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação ? Professora Johanna Döbereiner.

Em dezembro, a Fapesc divulgou os nomes dos cinco pesquisadores e da profissional de comunicação vencedores da etapa estadual. Agora, eles estão inscritos no prêmio nacional, cujos finalistas serão divulgados em fevereiro.

O Prêmio Confap é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Essa instituição congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o Brasil. O prêmio, que está na terceira edição, tem como objetivo selecionar pesquisadores com trabalhos que contribuam para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e profissionais da área de comunicação que atuem na divulgação da CTI.

Jornalismo científico

Graduada em Jornalismo e especialista em Estudos de Jornalismo pela UFSC, Cinthia atua há 15 anos no Departamento Estadual de Marketing e Comunicação da Epagri. Produzindo reportagens sobre os avanços da ciência na agricultura, a jornalista colabora para incentivar o desenvolvimento sustentável dos meios rural e pesqueiro de Santa Catarina.

Cinthia também desenvolveu produtos de comunicação com o objetivo de colaborar com a popularização da ciência, levando o conhecimento sobre as soluções desenvolvidas pela Epagri a um público cada mais amplo. “Estou extremamente honrada por estar entre os profissionais selecionados para representar o nosso estado, especialmente por se tratar de uma premiação de ciência, tecnologia e inovação, que é uma área que admiro muito. Ser reconhecida como uma profissional que contribui com a difusão de CTI é um orgulho imenso para quem trabalha com comunicação”, diz Cinthia.

Balanço Social e jornalismo on-line

Cinthia é editora e jornalista responsável pelo Balanço Social da Epagri desde a primeira edição, publicada em 2009. “O Balanço Social mostra para a sociedade como os recursos aplicados na Epagri se transformam em aumento de produtividade, redução de custos, novas áreas de cultivo e agregação de valor na agropecuária”, explica. Trabalhando com a equipe técnica responsável pelos cálculos dos impactos das tecnologias que integram o documento, a jornalista busca traduzir esses resultados em conteúdos que mostrem a importância dos investimentos em ciência para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do País.

A jornalista também foi responsável pela produção de cerca de 300 reportagens sobre pesquisa, inovação e tecnologias para a Revista Agropecuária Catarinense. Desde 2019, trabalha com jornalismo on-line e nas redes sociais da Epagri, produzindo conteúdo sobre tecnologias para a agricultura, a pecuária e a pesca.

Segunda participação

Esta é a segunda vez que a Epagri concorre à etapa nacional do Prêmio Confap. Em 2021, a jornalista Eonir Malgaresi, repórter da TV da Epagri, foi a vencedora do Prêmio na categoria Profissional de Comunicação. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade