img



POLITICA

A um ano das Eleições 2024, TRE-SC lança projeto de atendimento volante

Publicado em 09/10/2023


Divulgação/TRE-SC
A um ano das Eleições 2024, TRE-SC lança projeto de atendimento volante



O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou na última semana o projeto de atendimento volante Justiça Eleitoral em movimento.

O programa é coordenado pela Corregedoria Regional Eleitoral e faz parte dos preparativos para as Eleições Municipais de 2024, que terão o primeiro turno realizado no dia 6 de outubro do próximo ano.

A proposta é levar os serviços da instituição para todas as 219 cidades do estado que não possuem uma zona eleitoral, além de bairros distantes dos cartórios e outros locais estratégicos. Um dos objetivos é antecipar o grande volume de atendimentos no período de fechamento do cadastro eleitoral, que deve ocorrer em 8 de maio do próximo ano, evitando as filas e sobrecarga de trabalho.

O aumento da coleta de dados biométricos é também uma das expectativas. Hoje, o eleitorado catarinense é de pouco mais de 5,5 milhões de pessoas. No entanto, 15% destes eleitores ainda não passaram pela biometria da Justiça Eleitoral.

Outro eixo do projeto busca incentivar a emissão de novos títulos eleitorais entre jovens, levando atendimento até escolas e universidades. Segundo o último censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Santa Catarina possui cerca de 550 mil habitantes na faixa etária entre 15 e 19 anos. Entretanto, menos da metade possui título de eleitor e apenas 18% fizeram a coleta biométrica.

Na abertura da coletiva de imprensa, o presidente do TRE-SC, desembargador Alexandre d’Ivanenko, reforçou que o programa visa preparar a Justiça Eleitoral para receber da melhor forma uma grande demanda, já prevista pelo aumento expressivo do número de habitantes no estado. “O eleitor é o ator principal de todo esse processo. É a pessoa que naquele dia vai exercer sua cidadania e que precisa ser bem recebida, bem tratada e bem orientada tecnicamente”, destacou o desembargador.

Na sequência, a secretária da Corregedoria, Renata Fávere, pontuou que as eleições a nível municipal costumam causar um grande movimento no eleitorado, seja pela proximidade com os candidatos ou por tratarem de questões do cotidiano nas cidades.

“O entendimento sobre o que vincula uma pessoa ao domicílio eleitoral é amplo. O eleitor pode escolher votar onde tenha ligações afetivas, trabalha, mora ou estuda. Mas é importante que ele reflita sobre isso com antecedência, para poder participar da vida política de maneira adequada”, indicou a secretária, lembrando que, após a data de fechamento do cadastro eleitoral, nenhuma alteração é possível.

Justiça Eleitoral vai implementar inovações para a votação em Santa Catarina

Ainda durante o evento, o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, ressaltou o caráter único de cada pleito. “Na Justiça Eleitoral, tratamos cada uma das eleições como um novo projeto. É um ciclo contínuo de planejamento, execução e avaliação”, disse.

Para 2024, os municípios catarinenses contarão com inovações no processo de votação e apuração. São ações já testadas em eleições fora de época, como no pleito suplementar de Brusque e na eleição comunitária do Conselho Tutelar.

Uma delas é a instalação de duas seções eleitorais — ou seja, duas urnas eletrônicas — em uma única sala. O objetivo é poupar a estrutura dos locais de votação que, historicamente, vêm reduzindo na contrapartida do crescimento do eleitorado. A medida busca ainda evitar ao máximo a alteração dos locais onde o eleitor está acostumado a comparecer.

Outra inovação será a ampliação do uso do aplicativo QRTot, etapa que fará parte da rotina de trabalho dos mesários. A ferramenta desenvolvida pelo TRE-SC faz a leitura dos Boletins de Urna com a câmera do smartphone e antecipa o resultado à população, candidatos e imprensa. Além de ampliar a transparência do sistema eletrônico de votação, a solução permite que a totalização oficial dos votos seja feita pela Justiça Eleitoral com maior tranquilidade.

No pleito de Brusque, 100% dos votos nominais já estavam disponíveis em 34 minutos após o fim da votação. Na eleição dos conselhos tutelares, todas as cidades que votaram em urnas eletrônicas também utilizaram o aplicativo de maneira bem sucedida.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade