img



POLITICA

Aprovado Projeto de Lei que aumenta o prazo de validade das Certidões Negativas de Débito

Publicado em 03/10/2023


Fotos: Divulgação CMF
Aprovado Projeto de Lei que aumenta o prazo de validade das Certidões Negativas de Débito



Alterando a Lei Complementar de N° 007, criada em 6 de janeiro de 1987, e revogando a Lei Complementar de N° 703, criada em 23 de dezembro de 2020, foi aprovado, nesta última Sessão Ordinária que ocorreu na tarde do dia 27, o Projeto de Lei Complementar N° 1853/2021, desenvolvido pela vereadora Manu Vieira, que visa estender o prazo de validade das certidões negativas de débitos municipais.

Em íntegra, o Projeto relata que a profusão de prazos diversos é prejudicial ao município, visto que a União concede um prazo de 180 dias estipulados para as certidões, já o Estado, 60 dias. O interesse local tem como objetivo facilitar e fomentar o empreendedorismo municipal, de acordo com o interesse local, enquadrando-se no art. 30, I da CF/88, melhorando a qualidade de vida e alcançando níveis de emprego e renda, trazendo melhorias ao ambiente regulatório municipal e estipulando 120 dias de prazo.

Conforme afirma a vereadora Manu Vieira, muitos cidadãos empresários e instituições de utilidade pública que dão entrada em processo com a Prefeitura e necessitam tirar suas certidões negativas do débito, acabam por ter o documento vencido antes do findar da operação. 

“Já aconteceu de pessoas terem perdido sua fila no processo, tendo que retornar tudo, porque a CND venceu. Nossa CDN aqui em Florianópolis tinha antes o prazo de 20, foi estendido para 60 dias, mas, no Brasil, ela tem o prazo de 180 dias. Em Santa Catarina, de 120. O que nós fizemos na Câmara hoje, foi trazer de 60 para 120. Dobramos a meta, e é uma alegria, porque com certeza é uma burocracia a menos na vida do cidadão”, conclui.

Com a Certidão Negativa de Débitos (CND) conectada aos processos burocráticos em conjunto com o aparato estatal, a iniciativa alinha-se com os Princípios da Lei de Liberdade Econômica, apresentando compatibilidade à Lei Orçamentária Anual (LOA), ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 



Com informações de ASCOM/CMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade