img



TURISMO

Porto Belo comemora crescimento com grandes obras de infraestrutura

Publicado em 17/08/2023


Divulgação
Porto Belo comemora crescimento com grandes obras de infraestrutura



O que se percebe em uma volta por Porto Belo, agora é confirmado pelos números da Prefeitura, a cidade é um grande canteiro de obras.

Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Planejamento, de 2020 a julho de 2023 foram concedidos 566 alvarás de construção residencial e comercial, sendo 195 para a edificação de prédios.

O número total de alvarás gerados é o equivalente a 2.190.142,53 metros quadrados de área construída, uma média de 730 mil m² autorizados por ano. Mais do que a cidade vizinha. De acordo com a Prefeitura de Balneário Camboriú, em 2022 foi autorizada a construção de 563.555,13 m².

A valorização crescente do mercado imobiliário de Porto Belo é impulsionada por vários fatores como a proximidade com Balneário Camboriú e Itapema, as cidades com o metro quadrado mais caro do país, a privilegiada geografia que permite a passagem de grandes navios, o que faz de Porto Belo a Capital Catarinense dos Transatlânticos, e a facilidade de acesso a dois aeroportos, Florianópolis e Navegantes.

Além disso, as inúmeras belezas naturais, especialmente, as praias de cor esmeralda e as iniciativas públicas e privadas para aprimorar a infraestrutura do município fazem com que cada vez mais investidores se interessem na cidade, com destaque para empresas do ramo da construção civil.

Atualmente, há cerca de 200 construtoras e incorporadoras atuando em Porto Belo. A Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) reúne 44 empresas associadas, algumas vindas de outros estados, como o Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília e outros que, entre tantos lugares no país, escolheram o município para os próximos lançamentos.

A procura cada vez maior tanto de investidores como novos moradores, o anúncio de alguns dos empreendimentos mais modernos e sustentáveis do país, a localização estratégica da cidade e os outros tantos fatores fizeram com que Porto Belo se tornasse uma das cidades mais valorizadas do Brasil.

Algumas regiões, como o cobiçado Balneário Perequê, o mais visitado por turistas e mais procurado pelas construtoras, onde só é autorizada a construção de apartamentos com mais de 80 m², é também o local de maior adensamento e desenvolvimento urbanístico, além de ser o mais valorizado da cidade.

Os diversos atrativos elevam não só os números de área construída, mas também refletem em todos os aspectos. Segundo o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Porto Belo está entre os 10 municípios catarinenses que apresentaram maior crescimento populacional desde 2010. A cidade se destaca ainda a nível nacional. Entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros, Porto Belo é o 30º que mais cresce no país.

Porto Belo registrou um total de 27.688 habitantes, o que representa um aumento de 72,16% em comparação ao último Censo, realizado em 2010. O levantamento também aponta que o município tem uma densidade demográfica de 295,58 habitantes por km² e uma média de 2,79 moradores por residência.

Melhoria e novos equipamentos públicos

População maior e mais investimentos no município resultam também em aprimoramento da infraestrutura e execução de novos projetos. Por meio da parceria da Prefeitura com a Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP), várias obras devem ser executadas no município nos próximos anos.

Uma destas iniciativas já pode ser conferida na prática. É o caso do aguardado molhe do Rio Perequê que começou a ser construído no dia 20 de junho e segue com as obras em ritmo avançado. O projeto do molhe e o licenciamento ambiental foram pagos pela ACIP e o investimento previsto para execução da obra, no valor de R$ 13 milhões, é custeado pelos associados da ACIP, por meio de substituição de outorga onerosa paga ao município.

O molhe do Rio Perequê é o primeiro de uma série de ações que a ACIP realiza para aprimorar e ampliar a infraestrutura, promover mais desenvolvimento e tornar ainda melhor o município. Está em andamento a elaboração de projeto para a revitalização da orla, para o alargamento da faixa de areia de Balneário Perequê, e a pavimentação das principais ruas da cidade.

“Esse modelo inédito no Brasil de parceria público-privada pretende não apenas valorizar ainda mais o nosso setor da construção civil, mas aprimorar a qualidade de vida de todos, deixando a cidade mais atrativa, com mais opções de lazer e diversão, melhor infraestrutura e um lugar cada vez mais valorizado e diferenciado para morar, passear e investir ”, destaca Maycol Marini, presidente da ACIP.









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Agenda cultural


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade