img

Florianópolis, 25/04/2024




CULTURA

CINE Lanterna Mágica exibe dois filmes históricos neste sábado (13)

Publicado em 08/08/2022


Divulgação/Assessoria de Imprensa
CINE Lanterna Mágica exibe dois filmes históricos neste sábado (13)



O CINE Lanterna Mágica promove neste sábado (13 de agosto), no Ribeirão da Ilha, a exibição de dois filmes de temáticas históricas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

“Novembrada” e “Desterro”, ambos dirigidos por Eduardo Paredes, foram inspirados em acontecimentos da história catarinense, a Ditadura Militar e a Revolução Federalista, respectivamente. O evento é gratuito, de classificação livre, e ocorrerá no Escritório na Praia Bar (rua Baldicero Filomeno, 7873).

Esta é a segunda sessão do cineclube, das dez previstas até o final do ano no Ribeirão da Ilha. Os filmes serão exibidos a partir das 19 horas, seguidos de bate papo com o premiado cineasta Eduardo Paredes e Heitor Caramez, que atualmente dirige o documentário “Meu Caro Michel”, sobre o Jornal Afinal (SC), de Eloy Gallotti (seu pai), que aborda a ditadura no contexto brasileiro. A novidade desta edição do CINE Lanterna Mágica é a programação prévia, que a partir das 14 horas contará com Brechó Solidário; sessão de yoga; venda de produtos de higiene pessoal e autocuidado naturais; venda de instrumentos musicais artesanais; dicas de radiestesia, uma terapia holística; venda de bottons; e apresentações de dança e de música.

Toda a renda do Brechó Solidário será revertida para a Cozinha Comunitária do Ribeirão da Ilha, projeto criado na pandemia e que distribui 3,2 mil refeições por mês à população de baixa renda. Durante o evento, a Cozinha Solidária aceitará doações espontâneas de alimentos não perecíveis.

“Os dois filmes conversam, cada um a seu modo, com o cenário político atual. Convidamos os dois diretores para oportunizar à comunidade um contato próximo com quem produz cinema, o que também entendemos como formação de plateia, que é um dos intuitos do cineclube. Além disso, a novidade desta segunda sessão são as atrações da programação prévia, todas elas resultantes de iniciativas da própria comunidade”, explica a produtora executiva do cineclube, Fernanda Ozório.

O cineclube é idealizado pelo Coletivo Lanterna Mágica, que reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis. O nome Lanterna Mágica remete à primeira sessão de projeção de imagens em movimento na, então, Desterro de 1785, quando foi o único povoado do Brasil a receber uma projeção por meio da “lanterna mágica”, um equipamento trazido pelo navegador La Pérouse. O nome remete também às lanternas utilizadas para cultivar ostras, cenário típico do Ribeirão da Ilha. Em fevereiro, o coletivo realizou um festival de filmes no bairro.

O CINE Lanterna Mágica é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Música autoral

A banda La Lestada fará seu show de estreia com músicas originais que vão de política a amores platônicos, misturando estilos como brega, lambada, forró e nova MPB. Formada pela cantora e compositora Yalis (@yalis____), pelo cantor, compositor e instrumentista Beto Richetti (@maisumroberto) e pelo baixista Jules (@julianopfz), a banda planeja a gravação de seu primeiro EP ainda para esse ano.

SINOPSES

Novembrada (1998, 20min)

Em novembro de 1979, um protesto de estudantes universitários contra a presença do Presidente da República transforma o centro da ilha de Santa Catarina em um campo de batalha.

Desterro (1992, 17 min)

Desterro aborda a repressão praticada contra a população de Desterro, nome da antiga capital catarinense, em 1894, após a Revolução Federalista no sul do país. A partir do drama existencial de dois personagens secundários da história oficial, é denunciada a violência e a execução sumária dos principais líderes políticos de Santa Catarina, ocorrida na Fortaleza de Anhatomirim.

SERVIÇO

CINE Lanterna Mágica - exibição de "Novembrada” e “Desterro”

Quando: 13 de agosto (14h: programação prévia; 19h: filmes) 

Onde: Escritório na Praia Bar (rua Baldicero Filomeno, 7873).

Quanto: gratuito 

Classificação: livre









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...