img

Florianópolis, 26/04/2024




CULTURA

Arte e ciência se entrelaçam em exposição de Walmor Corrêa no MASC

Publicado em 15/07/2022


Arte e ciência se entrelaçam em exposição de Walmor Corrêa no MASC

Obra Mapeamento Cognitivo - Carlos Drummond




Artista catarinense Walmor Corrêa, que costura fatos e fábulas, traz retrospectiva de sua trajetória às paredes do Museu de Arte de Santa Catarina a partir desta quinta-feira (14). Com entrada franca, a exposição fica em cartaz até o dia 18 de setembro.

Sobre pássaros, sinapses e ervas energéticas, exposição do artista plástico Walmor Corrêa, chega ao MASC - Museu de Arte de Santa Catarina, nesta quinta-feira, dia 14 de julho, a partir das 19 h. A mostra é uma retrospectiva da carreira do artista que articula interação entre arte e ciência em diversas linguagens, como desenho, pintura, escultura e outras instalações, e tem curadoria do pesquisador Paulo Miyada. 

Catarinense natural de Florianópolis, Walmor Corrêa desenha desde a infância e se dedica às artes visuais há mais de 40 anos. A fascinação pelo trabalho de Leonardo da Vinci - que conheceu ainda na escola - deu vazão para que criasse seu próprio universo particular definido numa parceria entre o desenho e a curiosidade constante pelos diversos personagens do folclore brasileiro. Até hoje se considera “um adulto que busca solucionar questões da imaginação”. 

 Assim, suas obras têm como referência a biodiversidade da fauna e da flora brasileira, mesclada ao folclore, lendas e outros seres que habitam seu imaginário. ”É a partir dela (Natureza) e de um processo contínuo de pesquisa e fabulação que desenvolvo minha obra, provocando a imaginação e suspendendo as certezas do espectador”, conta o artista. Além dos originários da sua própria fantasia, alguns dos seres híbridos que produz nasceram através de relatos escritos em textos de viajantes dos séculos XVI e XVII. “Tenho, da mesma forma, dialogado com palavras, formas, saberes e crendices em torno do nosso fascinante herbário”, complementa.

Ciência e anatomia se alinham a essas criações, unificando verdade e ficção, costurando fatos a fábulas. “Eu utilizo a ciência para demonstrar através do desenho uma possibilidade de verdade naquilo que acredita-se não ser”, acrescenta Walmor.

Serviço

O quê: Abertura da exposição Sobre pássaros, sinapses e ervas energéticas, de Walmor Corrêa 

Quando: 14 de julho (visitação até 18 de setembro)

Horário: às 19h

Onde: MASC - Museu de Arte de Santa Catarina 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade